Séries

Mr. Robot inicia segunda temporada com vida nova para Elliot - mas não por muito tempo

ATENÇÃO PARA SPOILERS DA SÉRIE A SEGUIR!

Exibidos seguidamente, os dois primeiros episódios do segundo ano de Mr. Robot, intitulados “eps2.0_unm4sk-pt.1.tc” (2×01) e “eps2.0+unm4sk-pt.2.tc” (2×02) começaram com Elliot tentando levar uma vida nova no tempo após o hack da fsociety nos servidores da Evil Corp. Quando o rapper Joey Bada$$ aparece pela primeira vez como o novo melhor amigo de Elliot, Leon, ficamos sabendo que o tempo que passamos longe do nosso protagonista, entre temporadas, foi largamente vazio para ele.

Elliot está vivendo com a mãe, uma figura autoritária (“antes o diabo que eu conheço do que o que eu não conheço”), fazendo terapia com Krista, e se cercando de novas pessoas. Ele nem mesmo tem uma conexão com a internet em casa – o problema é que é tudo repetição, tudo rotina, tudo… normal. Quando Elliot finalmente conversa conosco, é para confessar que algo de podre anda por baixo dessa normalidade, incluindo um bizarro diário em que ele anota todas as ordens e raivosas palavras desferidas contra ele por Mr. Robot.

Em um flashback no começo do episódio, voltamos para o finale da primeira temporada de Mr. Robot e descobrimos que foi Elliot, e não Tyrell, quem executou o hack da Evil Corp. Tyrell está com ele na cena, por trás de uma máscara, e provavelmente tomou todo o crédito pelo acontecido – Mr. Robot continua escondendo a localização de Tyrell de Elliot. Em um flashback ainda mais antigo, vemos o pai de Elliot derrubando-o ou empurrando-o de uma janela quando ele era criança, o que resulta em um ferimento na cabeça que pode ter provocado sua personalidade dividida quando adulto.

A fsociety não pode parar

Ocupando o lugar deixado por Elliot, a irmã do protagonista Darlene reaparece em uma cena gloriosa: com óculos de Lolita e seguida por um homem com uma perna só, ela hackeia Susan Jacobs, a nova advogada da Evil Corp, e se apresenta como líder da 5/9, exigindo um pagamento de US$5.9 milhões da empresa. O número bem específico é pedido enquanto Darlene planeja um novo hack, esse para consertar o estrago feito, de certa forma, pelo conduzido por Elliot no final do primeiro ano de Mr. Robot.

Jacobs mais tarde se encontra com Phillip Price e Scott Knowles, diretores da Evil Corp, explicando que os bancos ficarão fora do ar por quatro dias caso a ameaça seja concretizada, deixando ainda mais em perigo um sistema frágil. Mas como isso está sendo mantido longe do olhar do público e da imprensa, Mr. Robot? Talvez seja a nova chefe de imprensa da Evil Corp, Angela, a quem somos apresentados no segundo episódio.

Quando Knowles finalmente vai entregar o dinheiro pedido pela 5/9, a organização hacker mostra seus reais planos, mandando um dos seus para encontrar com ele, entregando uma máscara característica dos ativistas com instruções dentro: Knowles deve levar o dinheiro até a multidão que protesta do lado de fora e queimá-lo em praça pública. O simbolismo é claro, como é bem do gosto de Darlene, da fsociety e, bom, da própria Mr. Robot.

Sociopatas em abundância

Enquanto isso, Phillip e Joanna continuam mostrando sua sociopatia. Em uma reunião com oficiais do governo, Phillip vende uma volta por cima da Evil Corp, mostrando todo seu cinismo. Enquanto isso, Joanna encontrou um novo amante para jogar joguinhos de sadomasoquismo, e seu marido continua sumido – mas lhe deixou um presente na soleira da porta, um celular. Para onde será que Mr. Robot está indo com a história desses personagens?

Mais claro é o caminho para o qual a personagem de Angela está se dirigindo. Quase uma nova anti-heroína, que sem dúvida servirá, na verdade, como a grande rival de Elliot nessa temporada, Angela parece ter gelo circulando por suas veias agora, um novo senso de propósito. O ágil episódio de estreia de Mr. Robot ainda nos introduz à Dominique, a agente do FBI investigando Gideon; e a Ray, um novo “amigo” suspeito de Elliot.

Carly Chaikin em Mr. Robot
Sair da versão mobile