Séries

Ray Donovan retorna a maus hábitos na estreia da quarta temporada

ATENÇÃO PARA SPOILERS DA SÉRIE A SEGUIR!

A estreia da quarta temporada de Ray Donovan, no episódio “Girl with Guitar” (4×01) aconteceu no dia 26 de junho nos EUA, mas chega à HBO brasileira hoje (01), às 22h. Para se preparar ou recapitular o episódio, vale lembrar os movimentos dos personagens marcantes da série estrelada por Liev Schreiber e Jon Voight.

A quarta temporada de Ray Donovan começou algum tempo depois do final da terceira, com Ray já recuperado de sua queda emocional no chão da Igreja. O Padre Romero e um amigo, o campeão de boxe Hector Campos, conseguem fazer com que Ray se recupere de suas feridas físicas e emocionais, mas é claro que nem tudo será um mar de rosas para o nosso protagonista.

Quando Ray Donovan é abordado pela Detetive Mancie, ela lhe pergunta mais uma vez sobre o paradeiro do pai de Ray, Mickey, que desapareceu desde o final da terceira temporada. Ray segue dizendo que não sabe onde está o pai, e que ele provavelmente está morto ou nunca mais voltará a dar as caras.

Mas é claro que Ray Donovan não seria burra o bastante para deixar de fora o seu melhor/pior personagem, e Mickey aparece logo em seguida, vestido de caubói em uma cidade do interior dos EUA, trapaceando motoristas ricos que param em um posto de beira de estrada. Isso até tudo dar errado, e Mickey ser descoberto e acabar expulso do local.

O restante da família Donovan aparece espalhada por aí: Bridget está vivendo em Venice, parecendo muito bem sozinha; Terry está tentando se envolver com a Igreja, mas acaba sendo rejeitado em uma missão que o traria para o Brasil; e Abby está no hospital, internada por conta de um câncer de mama que ela não revelou para ninguém. Os dramas nunca acabam em Ray Donovan.

De volta ao jogo

É claro, antes do final do episódio Ray está de volta ao jogo de “consertar encrencas” para famosos. E adivinha quem é o responsável pelo “relapso” do protagonista-título de Ray Donovan? Isso mesmo, o boxeador Hector Campos, a quem Ray encontra com uma variedade enorme de drogas e armas em um quarto de hotel, e um policial amarrado no chão do banheiro. Ray Donovan sempre “dá um jeito”, no entanto, fazendo com que toda a culpa caia nas coisas do jovem policial, que será pago por seu silêncio.

O problema é que esse não é só “mais um trabalho” para Ray Donovan, e sim sua queda definitiva em um padrão destrutivo. Ao se decepcionar com Hector, em quem ele mesmo confiou para recuperá-lo de seus maus hábitos, Ray acaba voltando ao mundo das drogas, da fama e de essencialmente arruinar a vida de determinadas pessoas para salvar a reputação de outras. Pobre policial…

Enquanto isso, Mickey também não está em bons lençóis, visto que no finalzinho do episódio vemos o personagem sendo preso, após beber e alucinar dentro do cassino de onde foi expulso. Quando Mickey acorda, Muncie está olhando-o diretamente nos olhos – ops!

Problemas familiares

O final do episódio tem momentos de tensão familiar: primeiro, Ray descobre que a mulher que ele viu fugindo do quarto de Hector quando chegou para “ajuda-lo” é na verdade a meia-irmã do boxeador, com quem Hector tem conduzido um caso extraconjugal e incestuoso desde que foi abusado, quando criança. Aparentemente, Hector estava tentando terminar o caso quando o policial apareceu.

A família do próprio Ray Donovan é um pouco menos atribulada, uma vez que o protagonista vai para casa jantar com a esposa e os filhos, e todos parecem felizes, sem saber que o pai voltou aos negócios que destruíram a família anteriormente. O golpe final vem quando Bridget agradece Ray por um presente que ele não se lembra de ter mandado para ela – uma pintura com uma garota e um violão, que ele havia admirado anteriormente na galeria de uma perigosa mulher que havia lhe oferecido um trabalho ilegal. Ray Donovan realmente não tem paz.

ray donovan 2

Sair da versão mobile