Os dois contadores da empresa PricewaterhouseCoopers, responsáveis pela entrega do envelope de melhor filme no Oscar 2017, não serão convidados para retornarem à próxima edição da cerimônia. A informação foi dada pela presidente da Academia, Cheryl Boone Issacs, em entrevista à Associated Press nesta quarta-feira (1).
Um representante da empresa de contabilidade também confirmou que os dois contadores, Brian Cullinan e Martha Ruiz, não vão mesmo participar de futuras edições do Oscar.
A dupla recebeu a tarefa de proteger os envelopes com os nomes dos vencedores do Oscar; no entanto, devido a uma troca de envelopes causada por Cullinan, o vencedor da categoria de melhor filme foi anunciado erroneamente pela dupla de apresentadores, os atores Warren Beatty e Faye Dunaway. O envelope deveria ter vindo com o nome de Moonlight, mas ao invés disso Beatty recebeu um envelope já lido anteriormente, de melhor atriz para Emma Stone (por La La Land). Isso levou os apresentadores do prêmio a cometerem o erro de anunciar La La Land como melhor filme. Segundo um jornal, Brian Cullinan estava distraído no Twitter instantes antes da entrega do envelope.
Fotos divulgadas pela Variety mostram o contador no celular e também dois envelopes embaixo do telefone:
A PwC já havia assumido a culpa pela confusão na maior festa do cinema, mas a Academia decidiu emitir sua própria retratação, pedindo desculpas pela gafe histórica:
“Lamentamos profundamente os erros cometidos durante a apresentação da categoria de Melhor Filme durante a cerimônia do Oscar no domingo à noite”, diz o comunicado. “Pedimos desculpas a todo o elenco e equipe de La La Land e Moonlight, cuja experiência [da vitória] foi profundamente alterada por este erro. Saudamos a tremenda graça que exibiram sob as circunstâncias. Para todos os envolvidos – incluindo os nossos apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway, os cineastas, e os nossos fãs assistindo no mundo inteiro – pedimos desculpas”.
Ainda segundo a Academia, o erro foi investigado e medidas estão sendo estudadas para evitar outro incidente do tipo no futuro.
“Foi o final mais estranho da TV desde Lost”, diz apresentador sobre erro histórico