Um dos atores de 13 Reasons Why, Christian Navarro, de 25 anos, defendeu a série em entrevista concedida à revista People.
“Acho que não estamos assistindo ao mesmo programa”, disse o ator, referindo-se às alegações de que a série pode ser prejudicial para os espectadores que enfrentam ou tem propensão a algum tipo de transtorno mental relacionado à depressão e ao suicídio.
“Quando estávamos trabalhando na série, havia um monte de especialistas em saúde mental no set, o tempo todo. Nossos produtores foram muito diligentes em ter certeza de que o tom adotado seria inclusivo e útil, em vez de prejudicial”, declarou o ator, que faz o personagem Tony Padilla.
Navarro disse ainda que, de qualquer modo, respeita todas as opiniões, e sugeriu que os pais assistam à série ao lado dos filhos adolescentes.
“Eu acho que sempre vai haver alguma controvérsia. Respeito a opinião deles (dos pais que fazem críticas negativas), especialmente quando se trata de proteger seus filhos. Contudo, eu acho que eles deveriam ouvir seus filhos. Esse tipo de coisa está acontecendo neste momento, em todo o mundo, nas escolas”.
A forma como o suicídio é retratado em 13 Reasons Why gerou reações controversas, de grande repercussão.
De um lado, críticos e entidades de saúde mental alegam que a série é irresponsável e pode disparar gatilhos emocionais em pessoas que têm propensão ou já enfrentam transtornos mentais relacionados a depressão. As críticas não se devem ao fato da série abordar o suicício, mas supostamente à maneira como o problema foi abordado.
De outro lado, os defensores da série argumentam que o tema não pode ser tabu, deve ser conversado e debatido, para que mais pessoas compreendam e busquem ajuda, e dizem que a narrativa foi construida com a ajuda e aval de especialistas em saúde mental.
Recentemente, foi confirmada uma segunda temporada de 13 Reasons Why, ainda sem data definida para estreia.
Produzida pela Netflix, a série traz no elenco Katherine Longford, Dylan Minnette, Brandon Flynn, Alisha Boe, Justin Prentice, Devin Druid, Miles Heizer e Ross Butler.
Leia mais:
13 Reasons Why | Roteirista se defende das acusações de irresponsabilidade da série
13 Reasons Why | Organização de saúde mental americana diz que série é irresponsável
13 Reasons Why | Criador da série explica as cenas de suicídio