Depois de mudanças nas regras do Festival de Cannes, que impediam que os filmes da Netflix participassem da mostra competitiva do evento, o chefe de programação da Netflix, Ted Sarandos, confirmou que o serviço de streaming não exibirá mais nenhum longa no evento – leia mais aqui.
Entretanto, a Netflix tem os direitos do último filme do diretor Orson Welles, The Other Side of the Wind. O filme seria exibido em Cannes, mas graças às desavenças entre o festival e a Netflix, ele poderá deixar de ser exibido nos cinemas
A ideia não agradou em nada a filha de Welles, Beatrice Welles, que em uma publicação da Vanity Fair, pediu para que o festival reconsiderasse a decisão e que não destrua o trabalho de seu pai.
“Eu vi como grandes produtoras destruíram o trabalho de meu pai, a sua vida, e eu estou fazendo algo pequeno para o homem que tanto amo. Eu odiaria ver que a Netflix é outra dessas produtoras” disse Beatrice. “Por favor, reconsiderem e deixem que o trabalho do meu pai seja a ponte entre a Netflix e Cannes”.
Uma opção seria levar filmes fora da competição principal, mas Sarandos rejeita a ideia: “Nós queremos que nossos filmes entrem em competição justa com qualquer outro”, diz ele. “Levá-los fora de competição arriscaria retaliações e desrespeitos do festival”.
No Festival de Cannes 2017, a Netflix estreou dois filmes com bastante estrondo: Okja, de Bong Joon-ho, e Os Meyerowitz, de Noah Baumbach.
Cannes 2018 | Clássico de Jean-Luc Godard inspira belo pôster do evento
Cannes 2018 acontece entre 8 de maio e 19 de maio, com Cate Blanchett como presidente do júri da competição principal e Benicio Del Toro presidindo a mostra Un Certain Regard, segunda mais importante do evento.
O filme de abertura do ano será Todos lo Saben, com Javier Bardem e Penélope Cruz – veja o trailer.