J.K. Rowling está respondendo os fãs que a acusam de ser racista por ter representado Nagini como uma mulher asiática, interpretada por Claudia Kim, em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald.
A polêmica acontece porque fãs acreditam que a escritora fez questão de representar minorias na franquia do Harry Potter. Para alguns, tentar dar espaço à inclusão transformando uma mulher asiática em uma personagem que vira uma cobra de estimação de Voldermort é racismo.
No Twitter, a escritora e criadora do universo de Harry Potter passou a responder as críticas. Uma delas foi da autora Jen Moulton, que reclamou que a “representação como uma reflexão tardia para aparentar consciência não é uma boa representação”. J.K. Rowling não entrou no campo da polêmica, mas sim da mitologia.
Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald | 17 detalhes e referências no trailer final
“As Nagas é uma serpente mitológica da Indonésia, consequentemente o nome é Nagini. Elas são descritas às vezes como aladas, às vezes meio-humanas e às vezes meio cobra. A Indonésia compreende algumas centenas de grupos étnicos, javaneses, chineses e betawis. Tenha um ótimo dia”, respondeu a escritora no Twitter.
Na trama do segundo filme da série, voltamos a acompanhar Newt Scamander (Eddie Redmayne), dessa vez em Paris, enquanto ele reencontra velhos conhecidos e a luta contra o mago das trevas Grindelwald (Johnny Depp) continua. O longa ainda contará com o jovem Dumbledore interpretado por Jude Law. David Yates retorna à direção.
Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald estreia em 15 de novembro no Brasil.
The Naga are snake-like mythical creatures of Indonesian mythology, hence the name ‘Nagini.’ They are sometimes depicted as winged, sometimes as half-human, half-snake. Indonesia comprises a few hundred ethnic groups, including Javanese, Chinese and Betawi. Have a lovely day 🐍
— J.K. Rowling (@jk_rowling) September 26, 2018