Depois de Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith, ter incitado um boicote ao Oscar 2016, o cineasta Spike Lee decidiu aderir ao movimento e não estará presente na cerimônia deste ano.
Assim como Jada, o diretor de Malcolm X e do remake de Oldboy usou sua rede social para manifestar sua indignação com a falta de diversidade entre os indicados ao Oscar 2016.
“Minha esposa, a Sra. Tonya Lewis Lee, e eu não vamos aparecer na cerimônia do Oscar em fevereiro. Não podemos apoiar isso, nem queremos desrespeitar meu amigos, o apresentador Chris Rock e o produtor Reggie Hudlin e a presidente da Academia. Mas como é possível, pelo segundo ano consecutivo, todos os 20 indicados nas categorias de atuação serem brancos? Não podemos atuar?! Que p*** é essa!!”, desabafou Spike Lee no Instagram.
A própria presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, também lamentou o fato anteriormente e disse estar “desapontada” com a falta de diversidade do Oscar 2016. O apresentador da cerimônia, Chris Rock, também se manifestou sobre a polêmica, chamando a cerimônia de “O BET Awards branco” – leia aqui.
Confira os trailers dos indicados a melhor filme
Pelo segundo ano consecutivo, todos os 20 atores indicados às categorias principais são brancos, e apenas um dos diretores indicados, o mexico Alejandro G. Iñárritu (O Regresso), não é caucasiano.
Momentos depois do anúncio das indicações ao Oscar 2016, a falta de diversidade da premiação gerou um movimento nas redes sociais através da hashtag #OscarsSoWhite (OscarTãoBranco), que chegou a ser um dos assuntos mais comentados do dia.
Oscar 2016 e as “surpresas” da Academia
2016 é o ano do cinema de ação no Oscar. Filmes do gênero como Mad Max: Estrada da Fúria, Star Wars: O Despertar da Força, O Regresso e Perdido em Marte dominaram as categorias técnicas – leia mais.
Confira a lista completa dos indicados ao Oscar 2016
A entrega dos prêmios acontecerá em 28 de fevereiro, em cerimônia apresentada por Chris Rock, que substituirá Neil Patrick Harris no comando da maior festa do cinema.
Tudo sobre o Oscar 2016