Quando falamos de franquias com cenas insanas e inacreditáveis, poucas superam a loucura de Velozes e Furiosos. Cada filme traz atos que fariam Isaac Newton se revirar no túmulo, mas que certamente garantem nosso entretenimento.
Confira abaixo.
10. Pedestres em Tóquio – Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio
O terceiro filme da saga é praticamente um derivado, e conta com diversas cenas excepcionalmente bem executadas de corrida, destacando o estilo drift do título. Mas, sinceramente, o momento mais impressionante acontece quando os carros cruzam uma avenida movimentada, e – quase de forma robotizada – todos os pedestres se afastam para abrir passagem.
9. Pista de avião infinita – Velozes e Furiosos 6
Uma das cenas mais comentadas e satirizadas do sexto filme é a do clímax, que ficou notório por trazer uma pista de avião praticamente infinita. Toda a cena inclui perseguições de moto, luta com Gina Carano, o adeus a Gal Gadot na franquia e conclui com a bela imagem de um carro atravessando um avião em chamas.
8. Salto no trem – Velozes e Furiosos
Eram tempos mais simples. Quando Velozes e Furiosos era apenas sobre rachas urbanas e assaltos a caminhões transportadores de DVD, sua grande manobra consistia em uma perseguição/corrida entre Dom e Brian, que culmina na impressionante tomada em que os dois carros saltam sobre um trilho, segundos antes de um trem cruzar o caminho.
7. Carros hackeados – Velozes e Furiosos 8
Mantendo a loucura estabelecida pelos filmes anteriores, F. Gary Gray traz uma set piece impressionante no oitavo filme. Transformando as ruas de Nova York em um caos, a hacker Cypher invade os sistemas de todos os carros para perseguir um comboio, em uma cena que só pode ser descrita como “Guerra Mundial Z com carros”.
6. Salto do penhasco – Velozes e Furiosos 5
Até este ponto, Velozes e Furiosos tinha sua parcela de exageros em relação a cenas de ação, mas o quinto filme muda tudo. É quando Justin Lin acertadamente transformou a franquia em GTA: O Filme, e logo no começo temos uma cena insana onde Dom e Brian dirigem um carro em movimento em direção a um penhasco, saltando em queda livre para cairem em segurança na água.
5. Cofre acorrentado – Velozes e Furiosos 5
O quinto filme é cheio de momentos insanos, e felizmente Justin Lin deixou o melhor deles para o final. A equipe concluí o assalto e agora precisa fugir pelas ruas da cidade com um cofre de aço gigante acorrentado a dois carros diferentes, garantindo algo fisicamente impossível – mas visualmente espetacular.
4. Carros de pára-quedas – Velozes e Furiosos 7
James Wan chegou com o pé na porta no sétimo filme da saga, e uma das grandes set pieces contava com um conceito maluco demais para funcionar. Quando Dom e sua equipe precisam interceptar um comboio, seus carros são lançados de um avião, caindo de pára-quedas em meio à estrada.
3. Submarino no gelo – Velozes e Furiosos 8
Parecia que a franquia não tinha mais loucuras para fazer após o sétimo filme, mas F. Gary Gray simplesmente pediu para que segurassem seu tanque de NOS. O espetacular clímax de Velozes e Furiosos 8 envolve uma perseguição de carros, jipes e jet-skis sobre uma bela geleira na Islândia, que fica ainda mais alucinante quando um submarino nuclear se junta à batalha. E eu comentei que The Rock desvia um torpedo com as próprias mãos em uma cena?
2. Vin Diesel VOANDO – Velozes e Furiosos 6
Eu lembro-me bem de ver algumas pessoas levantando-se de suas poltronas enquanto gargalhavam no cinema durante a sessão de Velozes e Furiosos 6. Logo no clímax da ótima sequência do tanque de guerra na rodovia, Letty se encontra em perigo quando ela é arremessada no ar após uma batida. Não é um problema, já que Dom, do outro lado da ponte, usa seu carro para se projetar e literalmente voar para apanhá-la no ar – e ainda usando um carro para “amortecer” a queda do casal. Loucura!
1. Atravessando prédios – Velozes e Furiosos 7
Dentre todas as loucuras de Velozes e Furiosos, acredito que nada supera essa insanidade vista no sétimo filme. Quando a equipe precisa ir para Dubai, temos uma inacreditável cena em que Dom e Brian dirigem um carro de um prédio para o outro, literalmente saltando pelos ares. E não pára por aí, já que o veículo atravessa um SEGUNDO prédio, e a dupla salta do carro um segundo antes de ele despencar. Uma cena maluca, e que ganha mais impacto graças à câmera estilosa de Wan.