Indicações

Watchmen: Você nunca vai entender a série da DC sem saber destas 10 coisas

Em 1983, quando a DC Comics havia comprado a Charlton Comics, Alan Moore, vendo uma oportunidade de pegar os personagens não utilizados e reformá-los, apresentou uma história chamada “Who Killed The Peacemaker?”. Enquanto o editor Dick Giordano gostou da história, ele não podia deixar Moore matar ou traumatizar o grupo de heróis que eles acabaram de comprar, mas ele encorajou Moore a continuar criando seus próprios personagens.

Watchmen da HBO não é exatamente Watchmen. Mas, assim como Moore fez com os personagens de Charlton, Damon Lindelof tomou algumas influências pesadas do trabalho original de Moore e deu uma pequena reviravolta.

Aqui estão algumas coisas sobre o programa que só podem fazer sentido para os leitores de quadrinhos de Watchmen. São dez curiosidades essenciais para assistir à série sem ficar perdido.

Os respingos de sangue estrategicamente posicionados

A maioria das pessoas que leu ou assistiu a alguma coisa relacionada a Watchmen conhece a história por trás do icônico botão de carinha sorridente. Para quem não sabe, quando Edward Blake – também conhecido como Comediante – morreu, ele deixou um pequeno botão manchado de sangue que levaria a investigação de Rorschach até seu amargo fim.

Então, durante o episódio de estréia, quando uma carinha sangrenta de gema de ovo aparece ou uma gota de sangue se espalha sobre o crachá de alguém, não é por acaso.

Presidente Robert Redford

O presidente Robert Redford pode parecer um pouco estranho para quem nunca pegou os quadrinhos de Moore, mas alguns fãs podem se lembrar do lance eleitoral de Redford no final. É importante notar que Redford marca um forte contraste com as plataformas incrivelmente conservadoras nas quais Nixon rodava repetidas vezes – e novamente.

Portanto, a versão da América na série da HBO é uma América que tem Redford no cargo há cerca de 28 anos. Parece que algumas pessoas estão menos do que empolgadas com o modo como as coisas acontecem nas últimas três décadas.

As máscaras de Rorschach na Sétima Cavalaria

Enquanto o botão respingado de sangue é uma das imagens mais icônicas das páginas dos quadrinhos, há outra que aparece repetidamente na adaptação da HBO – a máscara de Rorschach. Rorschach pode ser o protagonista dos quadrinhos de Watchmen, mas os espectadores não devem cair na armadilha de pensar que ele era um cara legal.

O diário de Rorschach pode não ter sido usado como pretendido, mas quando ele decidiu enviá-lo ao seu veículo de mídia favorito da direita, o New Frontiersman, esse é um risco que ele estava disposto a correr.

O filho do relojoeiro

As palavras em si podem não mostrar nada para os fãs que não leram os quadrinhos, mas o filho do relojoeiro é uma das figuras mais importantes de Watchmen. O filho do relojoeiro, também conhecido como Jonathan Osterman ou Doctor Manhattan, é fundamental nos eventos da história em quadrinhos da DC e os efeitos de sua existência também são sentidos ao longo da série.

Nos primeiros episódios, os espectadores dão uma olhada na obsessão do personagem de Jeremy Irons (Ozymandias, mais do que provável) com o grande marciano azul. É possível que ele tenha outro plano mestre envolvendo o Big Blue.

Mas quem sabe? Talvez ele só tenha enlouquecido na velhice.

A cena da banca de jornais

No final do segundo episódio da série da HBO, há uma cena que acontece em uma banca de jornal. Os fãs dos quadrinhos da DC reconhecerão algumas coisas aqui.

Primeiro, há uma cópia visível do New Frontiersman, que é o canal de mídia de direita de Rorschach. Em seguida, há o Nova Express, uma revista semanal com uma visão crítica dos vigilantes mascarados.

E, finalmente, a banca de jornais é um aceno para a banca de jornais favorita de Rorschach em Nova York. Esse Rorschach é um indivíduo muito singularmente focado.

Richard Nixon

De pôsteres nas salas de aula a Nixonville, parece que Watchmen da HBO está cheio de Richard Nixon. Os fãs de quadrinhos podem estar se perguntando por que a imagem e a mensagem de Nixon parecem tão predominantes.

Bem, a versão curta é que, nos quadrinhos da DC, Richard Nixon permaneceu presidente por cinco mandatos após a abolição dos limites de mandatos presidenciais. As coisas não deram muito certo para Nixon na conclusão, o que provavelmente levou à eleição de Redford.

Embora muitos pareçam estar felizes com a maneira como os Estados Unidos mudaram desde a eleição de Redford – e reeleições subsequentes -, parece que ainda há muitos que adoram o velho Nixon.

Os carros elétricos

Embora o Doutor Manhattan tenha sido certamente uma vitória para as forças armadas dos Estados Unidos, a guerra não foi a única coisa que ele trouxe à revolução. Nos quadrinhos da DC, o Doutor Manhattan é o único responsável pela mudança para veículos elétricos.

É isso mesmo, o cara azul nu fixou o aquecimento global. Doutor Manhattan também é responsável por muitos outros saltos enormes em outras áreas da ciência e da tecnologia, o que significa que a tecnologia mostrada em Watchmen da HBO pode ser muito mais avançada que a que conhecemos.

Joe Keene Jr.

Durante o primeiro episódio da série da HBO, um trecho de rádio referente a Joe Keene Jr. e sua oferta para o cargo é ouvido enquanto Crawford dirige seu caminhão. Embora os novos fãs possam não reconhecer esse nome, os fãs dos quadrinhos provavelmente não se esqueceram do homem responsável pelo desmascaramento dos heróis vigilantes.

Joe Keene, o homem por trás de sua lei homônima, a Lei Keene, não era o maior fã do tipo de vigilantismo que se tornara popular na época dos Minutemen. Então, naturalmente, ele usou seu poder político para acabar com isso.

Agora parece que seu filho decidiu entrar no negócio da família.

Os relógios

Os relógios e o relógio do juízo final, especificamente, desempenham um papel muito grande nas histórias em quadrinhos e na HBO. Por exemplo, há o relógio do dia do juízo final que chega quase à meia-noite, à medida que as tensões entre os Estados Unidos e a Rússia atingem um ponto de ebulição.

Há o fato de que Jon Osterman era filho de um relojoeiro e se tornou o Doutor Manhattan depois de retornar ao subtrator de campo intrínseco (com tempo fixo) para recuperar um relógio que ele havia consertado para sua namorada, Janey.

Relógios, relógios e hora provavelmente desempenharão um papel significativo nos eventos que ainda estão por vir na série. Vamos ficar de olho.

As lulas

Enquanto chover lulas parece ser uma parte muito rotineira do dia de Angela, muitos fãs podem estar se perguntando o que diabos está acontecendo quando milhares de lulas caem do céu. Bem, os fãs podem não saber exatamente o que está acontecendo, mas definitivamente tem algo a ver com a lula gigante de Adrian Veidt jogada no meio de Nova York.

Ainda é incerto se a chuva de lula é algum tipo de efeito colateral não intencional ou se há algo mais sinistro acontecendo, mas independentemente de quem (ou o que) está por trás, a chuva de lulas é… nojenta.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.