Cuidado! Spoilers de Justiceiro 2099, da Marvel.
Justiceiro 2099, reboot da série de HQs da Marvel de 1993 foi finalmente lançado. A nova série, que tem uma estética futurista, é bem inspirada em Black Mirror e Minority Report.
A HQ conta a história de Hector Tago, um policial de 2099 que vive em uma sociedade em que as pessoas são avaliadas por notas – correspondem ao seu comportamento social. Além disso, policiais como Hector Tago são obrigados a utilizar um aparelho que registra as memórias de todos os acontecimentos ao seu redor.
O primeiro conceito lembra muito o conceito do episódio “Queda Livre” de Black Mirror, onde a protagonista vive em um mundo onde todos são avaliados por notas – e ela se desespera quando sua nota começa a cair.
O segundo conceito lembra muito Minority Report, filme futurista que mostra policiais que conseguem prevenir um crime antes dele acontecer – graças aos aparelhos de vigilância. Porém, como era de se esperar, a ultravigilância acaba se voltando contra as forças policiais.
Em Justiceiro 2099 é exatamente isso que acontece, já que Hector Tago percebe que está tendo sua mente manipulada e decide se tornar o novo Justiceiro para se vingar do sistema.
Justiceiro 2099, da Marvel, está disponível nos EUA.