Quadrinhos

Star Wars mostra que Han Solo não é o melhor ladrão da galáxia, mas sim [SPOILER]

ALERTA DE SPOILERS

Desde que Star Wars: Uma Nova Esperança chegou aos cinemas em 1977, Han Solo parece ser o melhor contrabandista da galáxia. É por isso que Obi-Wan Kenobi o contratou para ajudar na missão de resgatar a princesa Leia, e junto com Chewbacca e Lando Calrissian,  Han criou um grande nome ao longo das décadas.

No entanto, na história Star Wars: Empire Ascendant, foi revelado que ele era, na verdade, o segundo melhor contrabandista do mundo, com a maior honra indo para o meio-humano, meio-máquina Beilert Valance.

Melhor que Han Solo?

Beilert é um caçador de recompensas que, como Han, fazia parte da organização imperial antes que sua desfiguração no campo o tornasse descartável. Desde então, ele está jogando nos dois lados, já que só quer trabalhar para qualquer um que pagar.

Não importa se é a Aliança Rebelde ou o Império, e é por isso que, após um golpe mal feito em Darth Vader, Beilert foi recrutado para algum projeto secreto que ainda estamos para descobrir.

Nesta edição, antes de O Império Contra-Ataca, Han encontra seu velho amigo e admite que precisa de alguém melhor que ele para um trabalho, como babá. Não é sempre que Han deixa alguém reivindicar o melhor cão, e ele poderia estar simplesmente acariciando o ego de Beilert com uma conversa doce.

Missão complicada

No entanto, finalmente, Han sabe que precisa de discrição e de um guerreiro. É para transportar Vharn, um engenheiro, e algumas informações sobre a construção de um gerador de escudos, para que as bases rebeldes não sejam detectadas.

Han deveria levá-lo para Mon Mothma em um local secreto, mas com Vader no encalço da Millennium Falcon, Han quer passar os pacotes para o melhor contrabandista que ele conhece.

Essa admissão é verdadeira porque vimos Beilert executar trabalhos seriamente perigosos e sair deles não apenas vivo, mas com sucesso. Nesse caso, ele evita caças TIE e um bloqueio imperial ao dar o salto, sabendo do grande dia de pagamento que o aguarda.

Traidor

Ele é muito inteligente nas ruas – ou inteligente em termos de espaço – e, à medida que foge dos cruzadores de Vader várias vezes, Beilert percebe que Vharn é um traidor. Ele estava montando o transporte para que Han pudesse ter sido levado e interrogado.

O cientista vendeu os rebeldes porque eles não fizeram muito pelo seu mundo natal, o Solgar-12, mas como observa Beilert, ambos os lados da guerra são tão ruins quanto o outro.

O terrorista de um homem é o combatente da liberdade de outro, então ele simpatiza com o que Vharn está passando. Ainda assim, isso colocou em risco sua própria vida e é por isso que ele mata Vharn, porque os traidores não podem ser libertados.

Vharn se desculpou e se redimiu no final, confessando tudo e implorando a Beilert, um caçador de recompensas por profissão, para não deixar ninguém – especialmente Han e sua família – saberem que ele os traiu.

Star Wars: Empire Ascendant já está à venda nas lojas de quadrinhos norte-americanas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.