Na quinta temporada de Arrow, uma das mais populares da série, o co-criador e produtor executivo Marc Guggenheim escreveu o episódio “Spectre of the Gun”, mais conhecido pelos fãs como “o episódio de controle de armas”.
Colocando personagens simpáticos uns contra os outros em um debate ideológico, o roteiro de Guggenheim tentou comentar o debate sobre armas nos Estados Unidos em uma época de tiroteios em massa, sem ficar totalmente atolado na política partidária.
Mudanças
Por fim, Guggenheim o identifica como o episódio que ele mais gostaria de trabalhar mais. Ele disse à EW que parte de seu fracasso no roteiro foi uma tentativa de mostrar os dois lados de um debate emocionalmente carregado.
Na época, porém, apenas falar sobre a violência armada de maneira crítica levou à suposição de que Arrow estava sofrendo com o aumento da regulamentação.
Guggenheim parece acreditar agora que ele poderia ter escrito um episódio mais forte se tivesse seguido em frente e feito algo menos insensato e adotado mais uma postura.
“Eu escrevi o episódio 5×13, que foi o episódio de controle de armas. Eu pensei que estávamos tendo uma chance grande o suficiente apenas levantando o espectro da questão, sem trocadilhos.
Olhando para trás, especialmente à luz do número de tiroteios em massa que infelizmente aconteceram após o episódio no ar, eu gostaria de ter subido mais alto.
Eu tive uma oportunidade e uma audiência, e estava tentando mostrar os dois lados da discussão, mas gostaria de ter basicamente escolhido um lado em particular.”
Os episódios de Arrow vão ar no Brasil no canal pago Warner.