O Poço, da Netflix, provou ser um sucesso para o serviço de streaming, mas também deixou muitas perguntas no ar. Baseado em um roteiro de David Desola e Pedro Rivero, o horror distópico estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2019.
Bem recebido pelo público, o filme ganhou o People’s Choice Award na categoria “Midnight Madness”. Também garantiu um acordo mundial de streaming após o festival e estreou como produção original da Netflix no final de março.
O Poço já foi aclamado como um equivalente em espanhol das obras de Bong Joon-Ho, como Expresso do Amanhã e Parasita, vencedor do Oscar. Dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia, O Poço segue a jornada de Goreng (Iván Massagué) depois que ele se ofereceu para uma estadia em “um Centro Vertical de Autogestão”.
Infelizmente, Goreng foi rapidamente tratado com uma orientação por seu novo companheiro de quarto, Trimigasi (Zorion Eguileor), e as duras realidades de seu novo ambiente rapidamente surgiram nele. Com um número inicialmente desconhecido de níveis no total, a estrutura foi mais coloquialmente chamada de o Poço.
Com um buraco no meio de cada nível, uma refeição era entregue uma vez ao dia por meio de uma plataforma. Em vez de ter uma designação específica para cada nível, no entanto, a comida foi construída como um banquete generoso e tratada como livre para todos.
Preparada no Nível 0, a plataforma permaneceu em cada nível subsequente antes de passar para o próximo. A expectativa era simples: se os dois residentes de todos os níveis comessem apenas o que precisavam, haveria o suficiente para todos.
No entanto, quando chegou a Goreng e Trimigasi no Nível 48, tudo o que restava eram ossos e pedaços escassos. Um destino ainda pior aguardava aqueles nos vários níveis abaixo, no entanto.
Com os moradores de cada nível realocados aleatoriamente a cada mês, Goreng descobriu isso em primeira mão quando acordou no Nível 171 amarrado a uma cama e se preparou para ser canibalizado. Embora ele finalmente tenha escapado, Goreng se viu em uma jornada grotesca para não apenas sobreviver, mas consertar o sistema quebrado enquanto desespero, fome e até loucura começaram a surgir.
Como resultado, resta muito para o público ponderar por muito tempo depois que os créditos de O Poço começam a aparecer. Uma das maiores dúvidas pode surgir em torno de uma controversa ação de Miharu (Alexandra Masangkay), mulher que repentinamente surge na trama.
Por que Miharu matou o cachorro?
Entre os companheiros infelizes de Goreng em O Poço estava Imoguiri (Antonia San Juan) no Nível 33. Com os residentes autorizados a trazer uma coisa com eles para o Poço, Imoguiri escolheu seu amado cachorro, Ramesses II.
Infelizmente, depois de ajudar Miharu a se curar de ferimentos que recebeu durante sua última jornada pelos níveis, Goreng acordou e descobriu que havia matado o cachorro. Mas por quê?
Na superfície, parecia que Miharu o havia feito apenas para se sustentar. Afinal, ficou claro que ela havia sido mudada pelo Poço.
Um resultado disso foi que ela passou a confiar em comer carne fresca para sobreviver. Como tal, é compreensível que Miharu tenha acabado de provar isso.
Igualmente, dado que Imoguiri costumava entrevistar pessoas para entrar nas instalações infernais, Miharu poderia ter matado o cachorro por vingança. Por outro lado, O Poço sugeriu repetidamente que Miharu não era uma assassina tão louca e sem mente, como sugerido por outros.
Isso pode ser especialmente verdade com as informações transmitidas por Imoguiri.
Apesar de suas nobres intenções ao chegar ao Poço, querendo ajudar a consertar o sistema para o qual ela havia contribuído ativamente por anos, Imoguiri ficou compreensivelmente perturbada com o assassinato de seu amado animal de estimação. Como tal, juntamente com revelações posteriores, muito do que é oferecido sobre Miharu pode ser tomado como especulação.
A revelação da garotinha no Nível 333 adicionou novas dimensões às ações de Miharu. Embora ela tenha matado para comer, também pode ser interpretado que ela também matou para fornecer à garota o que comer.
Da mesma forma, a morte do cachorro também fez com que houvesse menos uma boca para alimentar entre o Nível 0 e o Nível 333, o que pode ser visto como uma tentativa de ajudar os outros mais abaixo, por assim dizer. Seja qual for o caso, uma resposta definitiva nunca foi oferecida, mas deixada para interpretação.
O Poço já está disponível na Netflix.