Streaming

Guerra Infinita ou Ultimato? Este filme da Marvel tem a Manopla mais poderosa

Possuindo a capacidade de unir e canalizar o poder de todas as seis Joias do Infinito, a Manopla do Infinito – em qualquer iteração do Universo Marvel – é um dos artefatos mais poderosos existentes. O MCU introduziu duas versões funcionais diferentes da Manopla do Infinito até o momento: uma usada por Thanos em Vingadores: Guerra Infinita de 2018 e outra usada pelos super-heróis sobreviventes do MCU em Vingadores: Ultimato de 2019, baseada na nanotecnologia avançada de Tony Stark.

Enquanto essas duas manoplas eram mais do que capazes de aproveitar o poder das Joias do Infinito, qual das duas é a mais poderosa? Curiosamente, a primeira Manopla do Infinito vista no MCU – entre o arsenal de Odin e Asgard em Thor de 2011 – provavelmente não seria capaz de exercer todo o poder das Joias do Infinito reunidas.

Embora considerada como a manopla genuína por anos, isso foi efetivamente desmascarado em Thor: Ragnarok, de 2017, por Hela, a Deusa da Morte Asgardiana.

Depois de emergir de sua prisão extra-dimensional após a morte de Odin, Hela devastou os exércitos de Asgard antes de assumir o controle do trono para si mesma. Desfrutando de sua recém-descoberta liberdade e poder, Hela entrou no arsenal de Odin, onde casualmente descartou a Manopla do Infinito como uma farsa antes de voltar sua atenção para objetivos mais valiosos.

A primeira Manopla do Infinito real da saga foi vista inicialmente na cena pós-créditos de Vingadores: A Era de Ultron de 2015, onde Thanos se arma com a manopla para literalmente resolver o problema por conta própria. Vingadores: Guerra Infinita revelou que Etri, o rei anão de Nidavellir que forjou muitas das armas de Asgard, incluindo Mjolnir, foi forçado a forjar a Manopla do Infinito por Thanos.

Após a conclusão da manopla, Thanos matou os anões e cortou as mãos de Etri para impedi-lo de forjar outra manopla para desfazer os planos do Titã Louco. Thanos é visto armado com esta manopla durante Vingadores: Guerra Infinita, usando-a para acabar com metade de toda a vida no universo depois de obter todas as seis Joias do Infinito.

Então, no início de Vingadores: Ultimato, é revelado que Thanos usou a manopla para atomizar as Joias para impedir que os heróis sobreviventes destruíssem sua vitória. Com a manopla de Thanos inutilizada por suas ações, Stark projetou uma substituta capaz de aproveitar o poder de todas as seis Joias do Infinito combinadas obtidas ao longo da história do MCU.

Diferentes tipos de tecnologia

Embora a nova manopla tenha sido baseada na nanotecnologia avançada de Stark usada em sua última armadura do Homem de Ferro, ela também poderia funcionar como uma manopla independente.

Foi exercida pela primeira vez pelo Hulk devido à sua força física superior e tolerância à radiação gama que emana das próprias Joias. Enquanto Thanos obteve essa nova manopla independente durante a batalha final de Vingadores: Ultimato, a tecnologia compartilhada permitiu que Stark moldasse uma Manopla do Infinito improvisada em sua própria armadura, incorporando todas as seis Joias do Infinito para destruir Thanos e seu exército às custas da vida de Stark.

Embora ambas sejam poderosas, Stark realmente melhorou o design da Manopla do Infinito inicial para criar sua própria substituta. A manopla original era baseada na tecnologia Asgardiana e anã, provavelmente forjada a partir de um material semelhante ao mítico metal Uru que compõe Mjolnir e Stormbreaker.

Isso tornou a manopla anã quase indestrutível, embora o feedback de seu segundo uso das Joias do Infinito tenha danificado visivelmente a manopla, provavelmente além do reparo. A manopla projetada por Stark fica visivelmente intacta pelo uso inicial do Hulk, que restaurou metade de toda a vida no universo, levando todos os Vingadores a lutarem contra o Thanos de uma linha do tempo alternativa e seus exércitos na batalha final.

E com a nanotecnologia servindo como base material, ela pode se remodelar em diferentes formas, assim como os blasters repulsores de Stark e outros itens da armadura do Homem de Ferro, tornando-a uma ferramenta significativamente mais versátil.

Qual manopla foi a melhor?

A criação final de Tony Stark combina sua própria tecnologia avançada com as possibilidades cósmicas do MCU para criar talvez sua maior invenção até agora. Em uma batalha entre Manoplas do Infinito, Tony Stark fez todos os esforços para melhorar o design Asgardiano e anão, transformando a manopla em um dispositivo capaz de recriar sua incrível variedade de habilidades como Homem de Ferro, enquanto aproveitava o poder combinado das Joias do Infinito.

Essa versatilidade adicional levou a uma síntese do mito cósmico e da tecnologia futurista que, em última análise, provou ser a ruína do Titã Louco em Vingadores: Ultimato.

E enquanto Stark foi incapaz de criar uma maneira de impedir que as Joias gerassem um retorno gigantesco de poder contra seu usuário, seu último presente para o MCU foi um artefato que mudou a realidade que os personagens conheciam.

Vingadores: Ultimato está atualmente disponível em DVD e Blu-ray.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.