Na batalha contra Thanos em Vingadores: Ultimato, o vilão quebra o escudo do Capitão América.
Posteriormente, já no fim do longa, Steve Rogers entrega seu escudo para Falcão, para que o herói assuma o posto de novo Capitão América.
No entanto, neste momento, o escudo já está completamente inteiro, sem nenhum resquício de que havia sido quebrado.
O escudo
Dito isto, a existência de um escudo consertado dá credibilidade à idaia de que a decisão de Steve de estar com Peggy resultou em uma realidade alternativa.
Isso é apoiado pelo que foi estabelecido sobre como a viagem no tempo funciona no MCU, bem como alguns detalhes físicos vistos no novo escudo do Falcão, como uma linha no círculo prateado.
Todo o final do Capitão América gerou uma série de perguntas. Os diretores Joe e Anthony Russo têm respostas conflitantes com os escritores Christopher Markus e Stephen McFeely.
Os primeiros acreditam que Steve criou uma nova linha do tempo quando ele decidiu ficar com Peggy, enquanto os últimos teorizam que é essencialmente parte da mesma continuidade do MCU.
O argumento dos escritores insinua que houve dois Steve Rogers no MCU todo esse tempo. No entanto, com base nas regras de viagem no tempo estabelecidas em Ultimato Steve, decidindo voltar aos anos 40 e ficar com Peggy, criaria uma linha do tempo ramificada.
Isso seria semelhante à maneira como Loki escapou com o Tesseract durante a Batalha de Nova York também criou uma diferente realidade.
Na verdade, Steve nem tinha o escudo quebrado quando viajou de volta no tempo – apenas levando as seis Joias do Infinito e o Mjolnir com ele para retornar às configurações originais.
Diante disso, não havia como fixar seu escudo na mesma continuidade, a menos que ele atravessasse uma realidade alternativa em que existia um escudo diferente.
Vale a pena notar que, embora o escudo que ele deu a Sam parecesse idêntico ao original, eles pareciam diferentes.
Em vez de uma camada de prata limpa como parte de suas listras, há uma faixa fina perceptível no meio.
Não há sinal físico de que o destruído tenha sido simplesmente reparado, o que significa que esse poderia ser um escudo totalmente diferente.
Outra opção é que ele poderia ter pedido a Howard Stark ou T’Challa para criar um escudo para Sam como portador.
Os cineastas de Vingadores: Ultimato decidiram sacrificar a clareza narrativa quando se tratava dos detalhes da linha do tempo por razões sentimentais para o destino final do Capitão América.
Considerando a resposta do público, a troca valeu a pena. A Marvel Studios ainda não abordou essa questão, mas isso não significa que eles não esclareçam essas questões remanescentes no futuro do MCU.