Embora muitos tenham procurado seu poder, não há ninguém mais sinônimo das Joias do Infinito e, obviamente, da Manopla do Infinito, que Thanos.
Depois de passar anos obcecado nos quadrinhos, a busca do Titã por esses poderosos artefatos cósmicos formou a espinha dorsal da primeira era do Universo Cinematográfico da Marvel.
No entanto, a Manopla do Infinito não é a manopla mais forte que Thanos já teve em suas mãos. Na realidade, essa distinção pertence às iso-manoplas.
Novas manoplas
E, em vez de ser alimentada por Joias do Infinito, essa luva extrai sua energia de outro dispositivo: um conjunto de Cubos Cósmicos.
As iso-manoplas fizeram sua estreia em U.S.Avengers #1-2 em 2017. Quando a edição chegou ao fim, a página final deu uma olhada no que os leitores tinham que esperar no primeiro ano da HQ.
Uma das imagens teaser destaca Thanos com a frase “Onde você estava no dia zero?” e revelou o Titã Louco empunhando as iso-manoplas, apesar de não terem sido totalmente nomeadas na época.
As iso-manoplas são mais proeminentes na edição 2, que mostra a futura Capitã América de 20XX – Danielle Cage, filha de Luke Cage e Jessica Jones – viajando no tempo para avisar a equipe dos Vingadores.
Danielle Cage recapitulou a origem do Dia Zero, que foi quando Thanos invadiu o Projeto P.E.G.A.S.U.S. para construir suas manoplas de cubos cósmicos.
O principal argumento é uma foto de Thanos em pé triunfante sobre os corpos dos Vingadores, X-Men, Inumanos e Guardiões da Galáxia, enquanto segura o crânio podre do Capitão América.
Mesmo que a Viúva Negra seja capaz de mobilizar os heróis remanescentes do futuro para finalmente parar Thanos, o estrago está feito.
É preciso uma combinação de magia e ciência para impedir Thanos e suas manoplas, o que prova o quão poderosas elas realmente são.
Mesmo que não víssemos as iso-manoplas em ação por muito tempo, vimos o poder delas e seus efeitos posteriores para compara-la com a manopla do infinito.
Na minissérie original Infinity Gauntlet, Thanos foi capaz de derrotar os heróis da Marvel e acabar com metade de toda a existência no universo, semelhante ao que ele realizou em Vingadores: Guerra Infinita.
Nas duas histórias, Thanos tinha apenas uma Manopla do Infinito para cumprir sua ordem. No entanto, U.S.Avengers equiparou o Titã com um par de iso-manoplas, dobrando assim sua potência.
Só isso é a primeira evidência a sugerir que as manoplas do Cubo Cósmico superam a Manoplas do Infinito em termos de poder bruto.
Além disso, Thanos usou as iso-manoplas para matar quase todos os heróis da Marvel com as próprias mãos.
A onda de assassinatos de Thanos serviu como seu anúncio aos poderes cósmicos de que ele era o maior vilão do quarteirão.
Na história em quadrinhos do Universo Marvel, um Cubo Cósmico tem a capacidade de conceder ao usuário um poder inimaginável de reescrever a realidade. Com seis cubos cósmicos em cada manopla iso, esse poder é amplificado doze vezes.
Felizmente, Danielle Cage vem de um futuro alternativo, de modo que as manoplas iso não são uma ameaça ativa, e os heróis conseguem se mobilizar para derrotarem o vilão.
Vale ressaltar que um retorno de Thanos ao MCU não é algo a ser descartar, já que uma versão jovem do vilão pode estar presente em Os Eternos.
Será que um dia veremos Thanos vivo novamente no MCU e podendo usar as poderosas iso-manoplas? Teremos que aguardar para saber.
O próximo filme da Marvel a chegar aos cinemas é Viúva Negra, que estreia em 29 de abril deste ano.