Faz um ano desde que Vingadores: Ultimato estreou nos cinemas, sendo o ponto culminante de mais de vinte filmes no Universo Cinematográfico da Marvel.
O longa se tornou um grande sucesso para a Disney, superando Avatar e conquistando o posto de maior bilheteria da história do cinema.
Este foi – e ainda é – um enorme feito, e talvez este recorde nunca mais seja quebrado graças, em parte, à pandemia de coronavírus.
Recorde inalcançável?
Como o Yahoo! Entretenimento ressalta, mesmo quando o mundo emerge da vida pandêmica, não voltará ao “normal”. Normal, como agora o definimos, não existe mais.
Por causa da pandemia, empresas de todo o país (e do mundo) foram fechadas, incluindo cinemas.
Existem empresas que não sobreviverão a esses fechamentos, o que significa que poderia muito bem haver menos salas de cinema para os filmes que estreiam após a pandemia.
Os cinemas que reabrem podem se encontrar com menos clientes, e as medidas de distanciamento social deverão continuar além de 2021, a fim de evitar novos surtos de COVID-19.
Menos telas e menos usuários tornarão muito mais difícil um novo filme atingir as impressionantes bilheterias mundiais de US$ 2,8 bilhões de Ultimato.
Mas é mais do que apenas a economia de um mundo pós-pandemia que tornará mais difícil alguém vencer o filme da Marvel nas bilheterias – a maneira como as pessoas optam por assistir filmes em si também está preparada para mudar.
A pandemia levou os estúdios a lançarem alguns filmes que estavam programados para o cinema em streaming, e as plataformas tendem a ganhar ainda mais força.
Há também a ideia de que a maneira como Hollywood aborda os filmes também pode mudar daqui para frente.
Os estúdios podem não estar tão dispostos a fazer filmes de grande orçamento como Vingadores: Ultimato, após o coronavírus, com todas as perguntas que ainda restam sobre o estado dos cinemas e o quão confiantes os espectadores estarão sobre voltar às salas.
Para os estúdios, pode ser uma aposta segura, por um tempo, depois da pandemia, manter-se com lançamentos orçamentários menores, na esperança de obter lucros mais modestos.
Pode ser que algum dia ele seja superado, mas é correto afirmar que Vingadores: Ultimato continuará no topo por mais alguns longos anos.
O próximo filme da Marvel a chegar aos cinemas é Viúva Negra, que estreia em 29 de outubro deste ano.