Originalmente, Velozes e Furiosos 7 seria a última parte na saga de Velozes e Furiosos, mas aqui está o porquê de a franquia ter continuado.
Antes da morte de Paul Walker, em 2013, havia considerações de que Velozes e Furiosos 7 seria a parte final, mas pouco depois do sétimo filme ser lançado nos cinemas, Vin Diesel confirmou os planos de fazer um oitavo filme – e esse filme, Velozes e Furiosos 8, foi lançado dois anos depois em 2017.
Mas por que isso aconteceu e por que mais sequências estão chegando?
A franquia Velozes e Furiosos é uma história de sucesso improvável, começando com um lançamento medíocre de Velozes e Furiosos em 2001, seguido por uma sequência relativamente desconectada, um derivado e, finalmente, um filme completo como continuação.
Mas foi Velozes e Furiosos 5 que realmente revigorou a saga de Velozes e Furiosos; enquanto os filmes anteriores tiveram um sucesso moderado, Velozes e Furiosos 5 expandiu os horizontes para o que poderia ser um filme de Velozes e Furiosos.
A partir daí, a franquia continuou aumentando a escala – a humilde saga de corridas agora é uma propriedade de ação poderosa, na qual os personagens são praticamente invencíveis.
Mas, através de toda a ação e carnificina, os filmes mantiveram um tema muito poderoso de família ao longo de toda a franquia.
A família é o coração de um filme de Velozes e Furiosos, mas não são apenas os personagens, já que o próprio elenco também é bem próximo.
Após a morte de Walker, Velozes e Furiosos 7 foi quase totalmente cancelado, mas o escritor Chris Morgan criou uma maneira de encerrar o filme prestando homenagem a Walker – e a equipe de produção finalmente usou os irmãos do ator para ajudar a terminar o filme, fazendo-os atuar como dublês.
Velozes e Furiosos 7 foi feito para encerrar a nova trilogia e considerando a morte de Walker, seria o fim que Morgan tinha em mente também.
Ele disse ao Collider: “Poderia ter sido o fim da franquia. Na verdade, estávamos pensando por um minuto: ‘Talvez abandonemos isso com esse bom final e deixemos em paz.’ Meio que fizemos uma espécie de acordo em dizer que não revisitaríamos isso, a menos que tivéssemos uma história que fizesse algo dramaticamente diferente, digno de ser feito.”
O sonho de Paul Walker
Apesar de pensar em terminar a saga com Velozes e Furiosos 7, Diesel e Universal concordaram em fazer outra trilogia, não apenas depois de ver o desempenho de Velozes e Furiosos 7 nas bilheterias, mas também por causa do que Walker disse pouco antes de sua morte.
Walker frequentemente falava sobre o oitavo filme e, considerando que Velozes e Furiosos é uma das maiores marcas da Universal, sua longevidade nunca foi duvidosa.
Em uma de suas entrevistas finais com o Collider, Walker disse: “Bem, o estúdio supostamente quer 8, 9 e 10. Eu terei 50 anos. Se o 7 for um sucesso, haverá pelo menos um 8. Isso é uma garantia.”
Com o anúncio de Velozes e Furiosos 8, foi revelado que seria o primeiro de uma nova trilogia de Velozes e Furiosos, exatamente como Paul havia indicado.
No final, porém, foi Diesel quem decidiu seguir em frente com mais filmes de Velozes e Furiosos.
O ator não apenas lidera os filmes, mas também está envolvido como produtor, além de ter muito poder sobre as decisões criativas.
Em uma entrevista à MTV em 2015, Diesel revelou que foi a empolgação de Paul por um Velozes e Furiosos 8 que o levou a fazer o filme.
“De certa forma, quando seu irmão garante algo, você sente que precisa fazê-lo acontecer”, disse ele.
“O 7 é para o Paul. O 8 também é para o Paul.”
A saga de Velozes e Furiosos foi o legado de Paul Walker; Velozes e Furiosos 7 não foi o último, porque Walker queria mais e Diesel garantiu que isso acontecesse.
Velozes e Furiosos 9 chegará aos cinemas em 1º de abril de 2021.