Séries

Por que Phoebe teve irmã gêmea em Friends? Motivo é inusitado

Fora do grupo principal de Friends, Phoebe Buffay era a personagem com história de fundo e família mais complicadas. Phoebe ainda tem uma irmã gêmea, Ursula, que apareceu em alguns episódios, pois ela e Phoebe não tiveram um bom relacionamento.

Tornar Phoebe uma gêmea não foi uma decisão tomada em prol do arco da personagem, e foi na verdade graças a outra comédia.

Friends acompanhou a vida de um grupo próximo de amigos (Phoebe, Monica, Rachel, Joey, Chandler e Ross) na cidade de Nova York, fazendo o possível para navegar pela vida adulta e manipular suas vidas sociais, pessoais e profissionais.

Dez temporadas foram suficientes para os telespectadores conhecerem verdadeiramente os personagens e suas famílias, mas a história de Phoebe era complicada: ela conheceu sua mãe biológica até a idade adulta, sua mãe adotiva se matou quando jovem e acabou morando na rua quando seu padrasto foi enviado para a prisão.

A irmã gêmea de Phoebe, Ursula, também morava na cidade de Nova York, mas na verdade elas não conversavam, e quando o fizeram, Ursula foi muito rude com Phoebe. Ser gêmea acrescentou à singularidade de Phoebe, e há uma história por trás da decisão de torná-la gêmea.

Friends e Louco por Você existem no mesmo universo graças a Ursula

Ursula Buffay se originou em outro seriado: Louco por Você. A série foi ao ar na NBC de 1992 a 1999, então quando Lisa Kudrow foi escalada como Phoebe em Friends em 1994, ela já estava interpretando Ursula em Louco por Você.

Na série, Ursula era uma garçonete inepta no Riff’s Bar, que muitas vezes esquecia pedidos. Os produtores de Friends gostaram da performance de Kudrow como Ursula, e como os dois seriados foram realizados na cidade de Nova York, eles tiveram a ideia de um crossover no qual Kudrow poderia continuar interpretando as duas personagens.

Como apurado pelo Observatório do Cinema, de acordo com o co-criador de Friends, David Crane, eles procuraram Danny Jacobson e Paul Reiser, criadores de Louco por Você, para obter sua permissão para fazer Ursula parte do universo de Friends como gêmea de Phoebe. Obviamente, eles concordaram, e então Phoebe se tornou gêmea.

Isso também serviu para expandir a personalidade de Ursula, pois Friends a fazia uma antagonista (ou uma “gêmea do mal”), com Phoebe sendo mais leve e gentil. Este não foi o único crossover que Friends teve com Louco por Você: no episódio da primeira temporada “The One With Two Parts”, Jamie Buchman (Helen Hunt) e Fran Devanow (Leila Kenzie) apareceram no Central Perk e confundiram Phoebe com Ursula.

Confundiram a genuína ignorância de Phoebe pelo esquecimento habitual de Ursula e acreditavam que era apenas uma de suas peculiaridades. Essa referência provavelmente não foi percebida por aqueles que não assistiram Louco por Você, mas foi um momento divertido em Friends que também ajudou a apresentar Ursula.

No Brasil, todas as temporadas de Friends permanecem disponíveis na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.