Naturalmente, Matt Groening é creditado em todos os episódios de Os Simpsons, afinal, ele é o criador da animação – mas há uma exceção notável.
Lançada em 1995, a temporada 6 de Os Simpsons apresenta o episódio “A Star Is Burns”, que apesar de não ser um dos mais importantes da série, causou polêmica.
Esta história mostra Springfield realizar um festival de cinema a fim de elevar seu status cultural.
Uma batalha cinematográfica é criada entre “Pukahontas”, de Barney Gumble – uma visão introspectiva em preto e branco do alcoolismo – e “A Burns For All Seasons”, do Sr. Burns.
Essencialmente, o conflito é uma brincadeira na luta entre grandes filmes econômicos e integridade artística, e Barney finalmente obtém o reconhecimento que merece.
Polêmica
Inicialmente, Groening tentou retirar “A Star Is Burns” da 6ª temporada de The Simpsons, mas acabou não conseguindo e resolveu remover seu nome dos créditos, desassociando-se da história o máximo possível.
Este é um passo bastante drástico para o criador, mas Groening certamente teve seus motivos. Em 1994, os produtores de Os Simpsons, Al Jean, Mike Reiss e James L. Brooks, lançaram uma nova série de TV animada chamada The Critic.
A trama seguiu a vida de um crítico de cinema chamado Jay Sherman e atuou como uma carta de amor para Hollywood.
Além do trio de produção, The Critic compartilhou várias outras semelhanças com Os Simpsons, incluindo dubladores, o estilo de humor e as referências a Homer, Bart e outros personagens criados por Groening.
O festival de cinema em “A Star Is Burns” reúne um painel de juízes para supervisionar o evento, e Jay Sherman aparece como personagem convidado, tornando efetivamente o episódio um crossover entre Os Simpsons e The Critic.
Embora os dois programas tenham compartilhado figuras nos bastidores, Matt Groening não era um deles.
Os fãs já começaram a fazer comparações entre Os Simpsons e The Critic, com alguns até ligando erroneamente Groening à nova série.
Compartilhando seus sentimentos com o LA Times, Groening não queria se associar mais com The Critic, e ressentiu-se de Os Simpsons ser usado como comercial para as outra série.
Os Simpsons é exibida no Brasil pelo canal pago FOX.