Netflix

Dark: Explicamos o complexo final da última temporada da série da Netflix

Alerta de spoilers!

Dark conseguiu dar nós na cabeça de muita gente ao longo de suas três temporadas. Agora que a série da Netflix acabou, vamos revisitar seu final, para entender melhor o que aconteceu.

Claudia Tiedemann é quem revela ser uma das heroínas da temporada. Não apenas ela consegue se distanciar de Adam e Eva, como também descobre como quebrar o ciclo e acabar com o loop temporal de vez.

Tudo isso começa quando Claudia percebe que estava sendo manipulada por Eva, no penúltimo episódio de Dark.

Ao longo das duas primeiras temporadas, Claudia batalhou contra Adam. E no início desse ano final da série, é revelado que a razão pela qual os dois estão em lados opostos é que Eva promete a Claudia que ela salvará Regina e todos em Winden do apocalipse.

Então, um dia, Claudia se lembra que sua versão mais velha disse, “se tudo der certo, Regine vai viver”, o que não acontece enquanto ela ajuda Eva preservar o nó. Nesse momento, ela percebe que Eva está a usando.

Quebrando o ciclo

Na tentativa de quebrar esse ciclo temporal, Claudia A mata Claudia B, que estava a guiando esse tempo todo e assume sua identidade para se infiltrar no universo de Eva.

É nesse ponto que Claudia finalmente descobre que, minutos antes do apocalipse, há uma fração de segundo em que o tempo fica parado. Isso permite qualquer um escapar do ciclo, criando duas realidades no mesmo universo.

Ainda que Adam não saiba nada sobre isso, Eva utiliza esse conhecimento para enviar uma Martha em uma direção, e outra por um caminho diferente.

Claudia, por sua vez, se aproveita disso e faz a mesma coisa com Eva, mandando a versão de meia idade da personagem em duas jornadas: uma delas será morta por Noah, enquanto a outra vai parar onde ela está agora.

Claudia também percebe que esses dois mundos não deveriam existir. Eles são na verdade um erro criado por HG Tannhaus no mundo original. Quando ele tentou inventar o primeiro dispositivo para viajar no tempo, ele acabou dividindo o mundo em três – o universo original, o de Eva e o de Adam.

A única forma de destruir esse ciclo temporal, portanto, é prevenindo que Tannhaus crie o dispositivo, o que acontece em razão das mortes de seu filho, sua nora e sua neta em um acidente de carro.

Claudia explica tudo isso para Adam, para que ele possa guiar Jonas e Martha até o mundo original, prevenindo esse acidente de carro.

O sacrifício

Jonas e Martha, então, vão para o Universo original através da passagem na caverna a fim de completar essa missão final, mas há um grande problema: se eles prevenirem o acidente de carro e a criação desse dispositivo de viagem no tempo, todos aqueles que nasceram no ciclo temporal deixarão de existir no mundo original.

Isso, é claro, inclui tanto Charlotte, quanto Noah, além de muitos outros. É um grande sacrifício, mas a única forma de prevenir todo o sofrimento de seus amados, incluindo suas mães, Hannah e Katharina.

No fim, Jonas e Martha fazem a escolha certa e previnem o acidente de carro, que teria inspirado Tannhaus a inventar o dispositivo de viagem no tempo. Por causa disso, ele e todas as pessoas que fazem parte dos nós desaparecem lentamente em uma cena angustiante.

Mas esse não é o fim exatamente. Antes dos créditos finais rolarem, vemos uma Hannah gravida – casada com Wöller no mundo original – jantando com Katharina, Peter Doppler, Regina e Benni.

Juntos eles falam sobre dèjà vu e nesse ponto Katharina pergunta a Hannah qual será o nome de seu bebê. Ela responde, “acho que Jonas é um nome lindo”.

De fato um ótimo final para essa complexa e épica história.

Todas as temporadas de Dark estão disponíveis na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.