Breaking Bad trouxe alguns personagens fascinantes ao longo de suas cinco temporadas e Walter White/ Heisenberg é um deles.
O professor de química, após descobrir que tem câncer, adota o nome Heisenberg e dá início a um verdadeiro império de metanfetamina. Mas fica a questão: por que o nome Heisenberg?
O nome vem de Werner Heisenberg, um físico alemão conhecido como o pioneiro da mecânica quântica. Ele morreu aos 74 anos, de câncer.
É possível que Walter White tenha sentido uma conexão com o homem em razão de seu diagnóstico, mas há outro motivo por trás da escolha desse nome: o princípio da incerteza.
Princípio da incerteza
O princípio da incerteza de Heisenberg diz – simplificando muito a teoria – que o momento linear e a posição de um objeto não podem ser medidos ao mesmo tempo.
Em outras palavras, se uma propriedade é definida, as outras permanecem como incerteza.
Uma forma de incerteza similar se aplica a Walter White em Breaking Bad. Quando ele começa a ganhar mais poder como chefe das drogas de Albuquerque, seu papel como pai e marido se torna incerto e vice-versa.
Com isso, suas ações se tornam mais imprevisíveis. Além disso, o princípio de Heisenberg diz que a observação pode afetar o sujeito, prevenindo uma análise completa. Isso se encaixa com Breaking Bad, visto que aqueles que conhecem seu segredo afetam o destino do personagem.
Assim sendo, é possível dizer que Walter White realmente se torna Heisenberg apenas no fim de Breaking Bad.
Em todo caso, a série está disponível na Netflix, assim como a derivada, Better Call Saul, ainda em exibição.