Billy Idol cantou uma vez sobre um bom dia para começar de novo, mas isso foi para um casamento branco. Na tradição de Game of Thrones, a cor principal de um casamento é vermelha.
E acontece que o Casamento Vermelho se baseia em eventos reais.
Ao mesmo tempo, alguns fãs ainda lamentam como Game of Thrones chegou a um “final ruim”, com uma decepcionante temporada final que os fãs ainda estão debatendo. Ainda assim, a maioria concordaria que o seriado fez mais certo do que errado e, no geral, o programa pode ser lembrado com mais carinho do que arrependimento.
Quando as pessoas compilam suas listas das melhores cenas do fenômeno da HBO, o Casamento Vermelho está no topo ou perto do topo das listas.
Um jornalista do USA Today colocou o Casamento Vermelho em primeiro lugar na lista de melhores cenas de Game of Thrones, argumentando: “A melhor cena na história de Game of Thrones é o Casamento Vermelho. Eu assisti à série sem ler os livros. Enquanto a morte de Ned Stark me chateou, imaginei que era só uma reviravolta para chocar. Já o Casamento Vermelho me mostrou definitivamente que George R.R. Martin não se importava com nada.”
A cena apareceu no penúltimo episódio da terceira temporada em 2013. A cena foi um massacre literal durante a Guerra dos Cinco Reis.
Foi uma vingança de Walder Frey contra o rei Robb Stark por quebrar o pacto de casamento entre a Casa Stark e a Casa Frey. Os mortos além de Robb Stark foram sua mãe, Catelyn (Michelle Fairley); esposa grávida, Talisa (Oona Chaplin); seu lobo cinzento vento; e milhares de seus súditos.
Isso foi parcialmente testemunhado por Arya Stark, cuja reputação de diminuta mas mortal foi selada depois que ela assassinou Walder Frey e seus filhos Black Walder e Lothar, por seus papeis no Casamento Vermelho e pelas mortes de sua mãe, irmão e cunhada grávida.
Pode-se pensar que a cena é horrível demais para ser real, mas nunca se deve esquecer o ditado de que a verdade é mais estranha que a ficção. Segundo o Mental Floss, o casamento Vermelho foi baseado em dois eventos históricos particulares.
O que aconteceu na vida real
Um deles foi o Jantar Negro de 1440 na Escócia. Segundo a lenda, as crianças estavam todas gostando de comida e entretenimento até o final do jantar, quando a cabeça de um touro preto foi jogada sobre a mesa.
Dois jovens foram arrastados para fora, foram conduzidos a julgamento, considerados culpados de alta traição e decapitados.
O outro evento mórbido foi o Massacre de Glencoe, em 1691, quando dois soldados alegando que precisavam de abrigo acabaram assassinando 38 pessoas – algumas das quais ainda estavam em suas camas. Isso aconteceu na Escócia também, então algo sobre essa nação se mostrou um terreno fértil para Martin, que disse: “Não importa o quanto eu invente, há coisas na história que são tão ruins ou piores.”
Quando se trata de classificar as temporadas de Game of Thrones – não importa que tenha vencido vários prêmios -, a temporada final geralmente fica na parte inferior. Ou talvez esteja no topo, se for a lista das piores temporadas.
Tantas pessoas ficaram tão decepcionadas na última temporada que começaram a pensar que o legado de Game of Thrones estava manchado para sempre.
A CNET argumenta que, mesmo que o programa tenha perdido o rumo, “Game of Thrones continuará sendo uma das grandes conquistas da história da televisão. Mas parte de seu legado é uma lição: finais são difíceis. Não importa o quão boa seja uma série, não conte com a conclusão para satisfazê-lo até vê-la com seus próprios olhos”.
O mesmo pode ser dito sobre Star Wars: A Ascensão Skywalker.
Game of Thrones chegou ao fim em 2019, após oito temporadas na HBO.