Pantera Negra se tornou um dos filmes mais importantes da Marvel quando lançado em 2018. Não pela história, mas sim pela representatividade que trouxe ao cinema.
O importante filme abriu espaço para histórias com mais diversidade nos filmes de herói da Marvel. Quem fica eternamente marcado por Pantera Negra é Chadwick Boseman.
O ator foi escolhido para ser o herói e o fez com muita honra. Após a morte do astro da Marvel, no dia 28 de agosto, um fato sobre o personagem foi relembrado.
T’Challa, que vira o Pantera Negra, é o rei de Wakanda, um país fictício da Marvel que está na África. Porém, inicialmente, o personagem teria o sotaque britânico.
Chadwick Boseman não gostou da ideia e lutou para que o personagem dele tivesse um sotaque africano. O próprio ator, na época de divulgação de Pantera Negra, tinha contado isso para o Hollywood Reporter.
“Marvel achava que era muito para o público. Eu pensava o oposto. Se eu tiver um sotaque britânico, o que vai acontecer quando eu for para casa? Me pareceu como algo que quebra um acordo. Para mim parecia um fator muito importante que se a gente perdesse agora, o que mais seria jogado fora pelo conforto das pessoas?”, declarou o ator.
O fato foi importante na construção do personagem. Tanto que Ryan Coogler, o diretor, comentou sobre isso na homenagem que fez para Chadwick Boseman.
Diretor relembra luta do ator
Chadwick Boseman lutou por 4 anos contra um câncer de cólon. O fato só foi descoberto quando a notícia da morte do ator de 43 anos foi publicada.
Na homenagem ao astro de Pantera Negra, o cineasta comentou que soube da luta de Chadwick Boseman pelo sotaque do herói.
Não apenas isso, o ator lutou para que a língua Xhosa, da África do Sul, fosse o idioma oficial de Wakanda. Isso maravilhou Coogler ao descobrir do fato na Marvel.
“A decisão de ter a língua como a oficial de Wakanda foi solidificada por Chad, que nasceu na Carolina do Sul (EUA), e estava apto a aprender o idioma. Ele também defendeu que seu personagem tivesse um sotaque africano, então poderia apresentar T’Challa como um rei africano para o público”, contou o cineasta.
O fato mostra mais uma vez como Chadwick Boseman foi extremamente importante para Pantera Negra. Na trama, o filme mostra a história de origem do herói e apresenta Wakanda e sua cultura aos fãs da Marvel.
Pantera Negra pode ser visto em plataformas digitais.