A mansão de Elvis Presley em Memphis, Tennessee, teve seus muros externos pichados por protestantes do Black Lives Matter (vidas negras importam). Ainda é incerto se isso foi feito como uma mensagem direta ao legado do musicista e suas origens.
Considerando a fama da morada, nomeada Graceland, é provável que quem pichou o local soubesse exatamente o que estava fazendo e há um precedente histórico para ligar o movimento BLM a Elvis Presley.
“Finalmente a Graceland de Elvis Presley foi atacada nessa Revolução. Elvis foi o apropriador cultural original da música negra”, tuitou a ativista Quinn Alexander.
Alexander claramente se refere ao fato de Elvis Presley ter construído sua fama como o Rei do Rock, apesar do gênero ter nascido dentre os afro-americanos, com forte ligação ao Jazz e o Blues.
Nas paredes de Graceland, podemos ler frases como “BLM” e “Sem justiça, sem paz”. Além disso, palavras como “prenda os assassinos de Breonna Taylor” e “Não consigo respirar” podem ser lidas, em referência às barbaridades cometidas contra pessoas negras.
Segundo a Fox News, jornal com forte viés conservador nos EUA, os reparos estão estimados em cerca de 150 mil dólares.
Elvis está vivo?
Spoilers de Lucifer a seguir
A 5ª temporada de Lucifer na Netflix traz o encontro do personagem com o irmão gêmeo dele, Michael. Porém, no meio dessa situação há um detalhe interessante.
No capítulo ¡Diablo!, Lucifer usa uma teoria insana da cultura popular. Ela basicamente diz que Elvis Presley, o Rei do Rock, não morreu em 1977.
Há várias teorias de que o cantor teria fingido a morte e fugido para um local distante. Lucifer, na Netflix, brinca com isso.
Quando o personagem se encontra com Chloe, ele avisa que o irmão dele está tentando assumir a identidade do Diabo. A detetive disse que percebeu, já que Michael mentiu e Lucifer não consegue mentir.
Chloe relembrou que Michael contou “uma mentira insana”. Lucifer quis saber o que era e se era o fato do arcanjo ser amigo de Elvis Presley. Foi quando o personagem usou a famosa lenda urbana:
“O Rei ainda está vivo e eu sou o único que sei onde ele está”.
Apesar da brincadeira, Lucifer não sugere onde Elvis Presley está no universo da série da Netflix. Nesse caso, o cantor está com 85 anos.
A primeira parte da quinta temporada de Lucifer está disponível na Netflix.