Ratched, série da Netflix de Ryan Murphy, chega tendo o clássico filme Um Estranho no Ninho como grande inspiração. Porém, poucos fãs sabem que a personagem do título é baseada numa figura real.
Na série da Netflix, vale dizer, Mildred Ratched não está em uma história que aconteceu. A personagem carrega os traços da mesma figura de Um Estranho no Ninho.
A Mildred do filme, que se tornou um clássico, só existe por conta do livro de Ken Kesey. O que acontece é que o escritor não usou nenhuma figura assustadora da vida real.
Ken trabalhou como ajudante em um hospital psiquiátrico nos anos 1960. O escritor chegou a observar os testes com drogas em pacientes.
A vilã de Um Estranho no Ninho é simplesmente baseada na chefe dele daquela época. Muitos fãs especulam que Kesey não gostava muito da chefe dele – que se reconheceu após ler o livro.
Ratched não é má como na história
Para início de conversa, o nome verdadeiro dela não é Mildred Ratched. Esse é apenas um nome inventado pelo autor.
Em 2001, ao New York Times, Kesey admitiu a verdade sobre a personagem. O escritor inventou vários traços da personalidade maldosa a partir da chefe da vida real.
“Ela é bem menor do que eu lembro e bem mais humana”, contou o escritor. A inspiração chegou a encontrar o autor na vida real e até brincou com ele.
“Lembra de mim? A enfermeira Ratched?”, questionou a mulher na época do encontro. “Eu não soube o que dizer, se pedia desculpas ou não”, ainda revelou Kesey na entrevista.
O fato é que essa ideia do escritor de Um Estranho no Ninho levou a inspiração da personagem que anda divertindo muitos fãs. Nesse último caso, com Sarah Paulson no papel da Netflix.
“Em 1947, Mildred Ratched começa a trabalhar como enfermeira em um hospital psiquiátrico, mas por trás da aparência impecável, cresce uma alma sombria”, diz a sinopse da Netflix.
Ratched tem uma temporada na Netflix.