Michael E. Uslan, o líder da franquia de filmes do Batman e produtor executivo de Coringa, diz que os cineastas poderiam fazer “algo incrível” com a trágica história de origem que Senhor Frio teve em Batman: A Série Animada.
Outrora um vilão exagerado e de coração frio dos quadrinhos que empunha uma arma congelante, “Heart of Ice” transforma o antagonista como o cientista da criogenia Victor Fries, uma figura simpática alimentada pela perda pessoal.
Colocando sua amada esposa, Nora, em estado congelado enquanto ele busca a cura para sua doença terminal, um acidente de laboratório expõe Fries a produtos químicos experimentais que o deixam incapaz de sobreviver fora de um traje criogênico projetado para manter seu corpo em temperaturas congelantes.
Interessante vilão
“Uma das coisas mais incríveis sobre os filmes do Batman, e filmes relacionados ao Batman, é que três vezes eles redefiniram o que um super-herói ou filme de história em quadrinhos poderia ser”, disse Uslan durante um painel virtual do Wizard World (via Comic Book).
“Tim Burton fez isso em 1989, Christopher Nolan fez com a trilogia Batman: O Cavaleiro das Trevas e Todd Phillips fez com Coringa. Eles refizeram completamente o que isso poderia ser e como você pode abordar um filme como este. É incrível, e talvez seja o maior legado de Coringa.”
“O que Todd fez, com sua abordagem, pode ser aplicado a qualquer outro vilão”, continuou ele.
“Se algum vilão foi estudado assim… há grandes possibilidades.”
Questionado sobre qual vilão do Batman é mais adequado para um conto de origem no estilo de Coringa, Uslan apontou para o Senhor Frio.
A reinvenção do personagem em “Heart of Ice”, um dos episódios mais aclamados da série de animação, rendeu a Batman: A Série Animada um Emmy por Melhor Escrita em um Programa de Animação.
“Um dos meus episódios favoritos de Batman: A Série Animada – que eu amo, absolutamente amo – tratava do Senhor Frio e da perda de sua esposa”, disse Uslan.
“A empatia, as emoções que isso criou, eu poderia ver tudo isso acontecendo em um filme.”
O produtor então enfatizou que atualmente não há planos para um filme de Senhor Frio na linha de Coringa.
“Estou colocando meu chapéu de fã, não meu chapéu de produtor. Isso não tem nada a ver com planos, ou isso ou aquilo. Não quero essa parte na Internet”, disse ele.
“É que, como um fã, posso ver aquela iteração de Senhor Frio e fazer algo incrível com sua história de fundo.”
“Mas não importa se é Espantalho, Charada, Mulher-Gato ou Pinguim… eles são tão interessantes”, disse Uslan.
“E parte de seu sucesso tem sido sua mística, onde todos os pontos não foram pontilhados. Isso permite que os cineastas entrem e levem a lugares onde certos elementos nunca foram trabalhados antes.”
Coringa fez o ator Joaquin Phoenix conquistar seu primeiro Oscar pelo papel do comediante fracassado que se tornou palhaço criminoso Arthur Fleck, e arrecadou US$ 1,074 bilhão para a Warner Bros., para se tornar o filme proibido para menores de maior bilheteria de todos os tempos.
Recentemente, Phillips confirmou que abordou o estúdio com uma linha centrada em vilões que produziria “estudos de personagens pequenos e sujos” para outros personagens da DC Comics.
No Brasil, Coringa está atualmente disponível no catálogo do HBO Go.