Ray Fisher diz que o comportamento de Joss Whedon no set de Liga da Justiça foi motivado pela má recepção a Vingadores: Era de Ultron. O cineasta substituiu Zack Snyder depois que o diretor original teve que se afastar do projeto do DCEU devido a uma tragédia pessoal.
Infelizmente, não terminou bem, já que suas refilmagens mudaram drasticamente a história pretendida para o filme, que não agradou a muitos fãs. Quando Whedon embarcou no DCEU como o diretor interino de Liga da Justiça, ele pertencia ao Marvel Studios por alguns anos.
Depois de entregar o enorme sucesso Os Vingadores, que solidificou os planos de Kevin Feige de contar histórias interconectadas, ele foi levado de volta para dirigir Vingadores: Era de Ultron.
Embora a sequência ainda tenha sido um triunfo de bilheteria, não foi o sucesso universal de seu antecessor. Agora, Fisher diz que isso contribuiu para o alegado comportamento tóxico de Whedon no set de Liga da Justiça.
De acordo com o ator, o diretor tratou mal o elenco e a equipe do filme, dizendo que seu comportamento era “grosseiro, abusivo, pouco profissional e completamente inaceitável”. Isso resultou no lançamento de uma investigação da WarnerMedia sobre suas alegações.
Ao falar com o Poindexter Lounge Podcast, Fisher falou sobre sua experiência denunciando esse problema – algo que foi corroborado por seu colega de Liga da Justiça, Jason Momoa.
O ator lembrou que durante as primeiras conversas com Whedon, ele descobriu que seu comportamento no set foi de alguma forma motivado pelo ressentimento do diretor sobre algumas das críticas que Vingadores: Era de Ultron recebeu.
“Uma das coisas que direi até agora é, nossa experiência na criação disso… Joss trouxe muito do seu pessoal e profissional, por falta de termo melhor, ressentimento, para o processo de Liga da Justiça.”
“As coisas que ele disse em nossa primeira conversa foram que as pessoas não ‘entenderam’ Vingadores: Era de Ultron, e havia certas coisas sendo ditas naquela conversa em que eu ficava tipo: ‘Isso é menos sobre o trabalho sendo apresentado e mais como um golpe de ego.’ Era como: ‘Se você gostou deste filme, deveria ter gostado daquele. O problema é seu.'”
“E isso é apenas criativamente, isso não tem nada a ver com nenhuma das coisas realmente notórias, isso é apenas em um nível criativo. Isso mostra tudo.”
“E essa é parte da razão pela qual digo que herdamos Joss Whedon. Herdamos o problema de Joss Whedon. Tenho certeza de que ele tem muito com que lidar. Espero que ele lide com isso de uma forma saudável e aceitaremos qualquer tipo de desculpas que ele possa precisar apresentar.”
A polêmica continua
Não é nenhum segredo que Whedon teve mais dificuldade em dirigir Vingadores: Era de Ultron do que Os Vingadores. Vários relatórios indicaram que Whedon e Feige frequentemente batiam de frente com relação a como o MCU deveria proceder.
Esta foi a razão pela qual Whedon decidiu deixar o Marvel Studios, com Joe e Anthony Russo terminando dirigindo Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.
Ainda assim, parece que Whedon e Marvel Studios ainda foram capazes de ser civilizados, apesar de seus problemas em Vingadores: Era de Ultron, já que o cineasta ainda foi convidado em vários eventos de imprensa subsequentes, como a estreia mundial de Vingadores: Ultimato em 2019.
O que é interessante sobre essas novas informações de Fisher é que a maioria das questões de Vingadores: Era de Ultron teve origem em elementos obrigatórios que deveriam prenunciar futuros filmes da Saga do Infinito, principalmente a visão de Thor das Joias do Infinito.
Admitindo-se que haja o famoso paralelo da Internet entre Bruce Banner caindo em cima de Viúva Negra e Flash fazendo o mesmo na Mulher-Maravilha, embora, em um contexto diferente, não parece haver muitas escolhas criativas semelhantes entre os filmes.
Isso não significa que o suposto comportamento atroz de Whedon enquanto trabalhava em Liga da Justiça não tivesse nenhuma ligação com sua direção anterior.
Ainda é possível que ele tenha alguns problemas com seu último trabalho. É estranho que ele supostamente tenha lidado com isso tratando mal as pessoas e mudando significativamente o filme que ele só tinha a tarefa de terminar.