Filmes

Segredo de Karatê Kid 2 é finalmente explicado para fãs de Cobra Kai

Os fãs dos filmes de Karatê Kid estão bem cientes de que as aulas do Sr. Miyagi (Pat Morita) para o jovem Daniel LaRusso (Ralph Macchio) não foram exatamente diretas.

É bastante óbvio que o sensei querido de todos os filmes de artes marciais de amadurecimento acreditava que a jornada através de uma aula era mais valiosa do que o destino que era a própria técnica.

Embora fossem ótimas para rir, manobras super técnicas como “Encerar, encerar” e “Pinte a cerca” eram mais do que apenas um velho excêntrico tentando conseguir trabalho de graça de seu jovem protegido.

Além de dar ao Sr. Miyagi um carro brilhante, “Encerar, encerar” ensinou ao protagonista de Karatê Kid técnicas defensivas rudimentares. “Pinte a cerca”? Mesma coisa. Daniel aprendeu bloqueios – disfarçados de trabalho manual torturante – a ponto de se tornarem uma segunda natureza para ele.

Eles podem não ser muito chamativos no dojo, mas fizeram um ótimo trabalho treinando o garoto de Nova Jersey para evitar sofrer danos.

Mudando para o ataque: Lyoto Machida pode ter nocauteado Randy Couture com uma forma modificada do “chute de guindaste” no UFC 129 (via Bleacher Report), mas a maioria dos especialistas em artes marciais tem dúvidas sobre sua eficácia potencial. 

Ao considerar Karatê Kid 2 – A Hora da Verdade Continua, os fãs do segundo filme há muito se perguntam a inspiração por trás da misteriosa “técnica do tambor”. Felizmente para esses fãs, agora há uma resposta.

O segredo do tambor

O escritor da franquia Robert Mark Kamen apareceu em um baile de elenco virtual recente de Karatê Kid e Cobra Kai organizado por Josh Gad e disponível no YouTube.

Kamen revelou que a técnica do tambor tornou-se parte da tradição da franquia, cortesia de um mestre de artes marciais chamado Chokei Kishaba – a quem ele descreveu como “provavelmente o maior mestre em caratê vivo de Okinawa”.

“Ele me mostrou o segredo de todo caratê quando eu o conheci, e ele pegou um tambor e fez isso”, disse Kamen, imitando o movimento.

“E eu disse: ‘Vou roubar isso.'”

Kamen passou a descrever seu professor como “o cara mais perigoso de toda Okinawa”. 

“Ele disse ‘Este é o segredo’ e Ralph tocou como o tambor”, acrescentou Kamen.

Infelizmente, Kamen não revelou o significado preciso por trás da técnica do tambor, o que é um assunto de algum debate.

Enquanto alguns acreditam que é um princípio geral permanecer em movimento constante para evitar ser atingido por seu oponente, outros têm teorias diferentes. Quando o assunto surgiu no Reddit, um usuário a comparou a algo mais parecido com o “Punho Bêbado” do que caratê.

“Você se posiciona com os dois braços para a esquerda e os balança um após o outro, o primeiro como um backhand e o segundo quase diretamente atrás dele como um ataque de palma aberta ou soco. Se o seu oponente for atingido, ele é atingido duas vezes, o que é o que é mais ruim.”

“Se o seu oponente se esquivar do primeiro em qualquer direção que não seja dando um passo para trás, você ainda pode dar um passo à frente e ajustar seu ângulo e tentar o segundo golpe como um golpe muito rápido”, comentou o internauta.

Na cena em que Daniel dá uma surra em Chozen, ele realmente vira a maré quando começa a chicotear os braços de um lado para o outro, girando na cintura, embora não esteja claro na gravação de qualidade dos anos 1980 se ele está dando um ou dois golpes ao mesmo tempo.

Veja bem, ele provavelmente ainda teria levado uma surra se o Sr. Miyagi não tivesse lhe oferecido aquele gatilho auditivo girando o tambor de mão.

Cobra Kai está agora disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.