ALERTA DE SPOILERS
O Mundo Sombrio de Sabrina chegou ao fim com a parte quatro na Netflix. O que acontece é que o desfecho guarda uma ideia que deveria ter sido superada.
Ao mostrar o final, O Mundo Sombrio de Sabrina reforçou uma mensagem problemática na Netflix. Tudo passa entre a bruxinha e o namorado dela, Nick.
Para salvar o universo, Sabrina precisa se sacrificar. Após fazer isso, os fãs da Netflix a encontram sentada em um banco.
Logo, percebem que a bruxinha está no além. Sabrina aproveita essa vida após a morte lendo um livro – até que ela ouve uma voz familiar.
Nick aparece para ela, o que quer dizer que o namorado dela também morreu. Mas, como isso aconteceu?
O Mundo Sombrio de Sabrina mostra que Nick foi nadar e acabou morrendo. Porém, o relato dele deixa a impressão que o personagem tirou a própria vida para ir ficar com a bruxinha no além.
Mensagem problemática
Ao trazer esse final, O Mundo Sombrio de Sabrina romantiza o suicídio. A série da Netflix também passa a mensagem que para amar alguém, o outro tem que estar disposto até a morrer.
Para jovens espectadores, que compõe o público de O Mundo Sombrio de Sabrina, isso é uma mensagem perigosa. O suicídio, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), chegou a ser a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em 2016.
Sendo um problema bastante real, O Mundo Sombrio de Sabrina não deveria mostrar esse fim como algo romântico. Pelo contrário, o desfecho na Netflix é, na verdade, bastante preocupante.
Sendo uma série recheada de fantasia, a atração poderia ter caminhado para outros lados – até mesmo ressuscitando Sabrina. O fim acaba sendo uma versão problemática de um “felizes para sempre”.
“Bruxa e também mortal, a jovem Sabrina Spellman fica dividida entre a vida normal de adolescente e o legado de sua família feiticeira”, diz a sinopse da Netflix.
Todas temporadas de O Mundo Sombrio de Sabrina estão na plataforma de streaming.
Para quem precisar de ajuda, o Centro de Valorização da Vida (CVV) atende pelo telefone 188 ou pela internet.