Dentro da franquia Piratas do Caribe, o andar desequilibrado de Jack Sparrow (Johnny Depp) lhe dá a reputação de estar constantemente embriagado, mas a arrogância “bêbada” de Sparrow tem um segredo engenhoso que não envolve uma única gota de rum.
Embora Sparrow frequentemente se refira ao rum em toda a franquia Piratas do Caribe como se fosse seu vício e uma arma secreta que lhe permite realizar manobras e esquemas potentes, a caminhada desequilibrada é na verdade mais reveladora de outro grande amor dele: o mar.
Embora seja difícil imaginar Jack Sparrow sendo diferente do anti-herói charmoso e desonesto que é o centro da franquia Piratas do Caribe, muito da excentricidade de Sparrow se deve à interpretação de Johnny Depp do personagem, que foi alternativamente escrito como um herói fanfarrão no roteiro original de Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra.
Em uma entrevista com Collider, Depp detalha alguns de seus primeiros detalhes sobre o Capitão Jack, que ele inventou enquanto estava sentado em uma sauna.
Depois de experimentar um calor extremo dentro da sauna, Depp teve a ideia de que o cérebro de Sparrow seria “parcialmente fervido” depois de assar ao sol o dia todo a bordo de um navio, inspirando a personalidade louca, mas brilhante de Sparrow.
Assim como estar em mar aberto afetaria o estado mental de Sparrow, Johnny Depp também decidiu que os dias que Sparrow passava no mar afetariam sua linguagem corporal.
Embora inicialmente se presuma que o andar desequilibrado e peculiar de Sparrow seja o resultado de excesso de bebida, na verdade é o produto de suas “pernas do mar” – a capacidade de se equilibrar e não ficar enjoado ao navegar.
Como Sparrow passa mais tempo sendo agitado pelas ondas a bordo de um navio em movimento, ele não está acostumado a andar em terra firme e, portanto, fica ironicamente desequilibrado quando em solo firme.
No entanto, as “pernas do mar” de Sparrow são exageradas a um nível quase sobrenatural, uma vez que Sparrow anda perfeitamente reto quando está a bordo de um navio em movimento e só adquire seu andar “bêbado” característico quando está andando em terra firme.
Não apenas o andar de “bêbado” é completamente realista, já que os próprios marinheiros também ganharam a reputação de serem bêbados devido às suas pernas do mar, mas o andar de Sparrow funciona como um indicador de onde ele realmente pertence: em alto mar.
Detalhe genial
As pernas do mar de Jack Sparrow também reforçam sua personalidade excêntrica e imprevisível. Ao longo da franquia Piratas do Caribe, o personagem de Johnny Depp sempre prospera por ser diferente do normal. A bússola de Sparrow não aponta para o norte; ele fala bobagens em círculos de uma forma que estranhamente faz sentido.
O fato de Sparrow ser incapaz de trilhar um caminho reto na terra e, ao mesmo tempo, estar perfeitamente equilibrado no mar, é uma forma bastante poética de destacar outro aspecto de Sparrow que mostra que as regras normais da vida cotidiana não se aplicam a ele.
Embora o tempo de Sparrow no mar pudesse ter naturalmente dado a ele pernas para o mar, também há a possibilidade de que a caminhada em si seja um plano astuto criado por Sparrow para manipular a perspectiva de outras pessoas sobre ele, exibindo sua reputação de pirata egoísta bêbado e estúpido.
As aventuras de Sparrow geralmente são bem-sucedidas porque ele é subestimado por seus colegas.
Depois de se associar a William Turner (Orlando Bloom) em Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra, Sparrow comanda com sucesso o navio mais rápido da Marinha Real Britânica, o Interceptor, ao subverter as expectativas do Comodoro Norrington (Jack Davenport) em relação a ele como o “pior pirata que ele já viu”.
Apesar de Sparrow querer comandar o próprio Holandês Voador, Sparrow também derrota Davy Jones (Bill Nighy) e Cutler Beckett (Tom Hollander) de uma só vez em Piratas do Caribe: No Fim do Mundo ao escolher ajudar um Will mortalmente ferido a apunhalar o coração de Davy Jones e viver como o próximo capitão do Holandês Voador, em vez de agir em seu próprio interesse.
Uma vez que Jack Sparrow já se apresenta como um desmiolado e excêntrico em toda a franquia Piratas do Caribe, a caminhada “bêbada” pode ser uma manobra adicional inteligente que minimiza sua habilidade aos olhos de seus inimigos, dando-lhe assim uma grande vantagem.
No Brasil, os filmes de Piratas do Caribe, com Johnny Depp, estão agora disponíveis no Disney+.