O personagem de Val Kilmer pode ser encarado como o antagonista de Top Gun: Ases Indomáveis, mas, na realidade, é o próprio Maverick, vivido por Tom Cruise, que funciona como o vilão do filme.
Top Gun não chega a estabelecer um vilão de forma explícita. Mesmo os caças inimigos mostrados no longa-metragem não são de um país definido. Isso ocorre porque, em meio à Guerra Fria, os produtores estavam inseguros em vilanizar qualquer outro país.
Com isso, Top Gun gera um cenário incomum, no qual o vilão é o próprio personagem de Tom Cruise, no caso sua arrogância.
É um filme sobre conflitos internos e justamente a maneira inconsequente como o protagonista age acaba causando a morte de Goose.
Não por acaso, o personagem de Val Kilmer antagoniza Maverick por agir dessa maneira, sendo falsamente percebido como vilão da história. É toda essa construção que torna Top Gun um filme diferente da grande maioria dos blockbusters por aí.
Top Gun: Maverick em 2021
Em Top Gun: Maverick, o personagem de Tom Cruise, um piloto clássico, prova que o humano é ainda o mais importante dentro da evolução tecnológica – em um mundo onde drones e outros aparatos começam a ganhar destaque.
Além disso, Pete vira um mentor para uma nova geração de pilotos. Esses jovens podem ter ligação com o passado do personagem de Tom Cruise.
O elenco da continuação ainda traz Jennifer Connelly, Ed Harris, Jon Hamm, Val Kilmer, Glen Powell e Manny Jacinto.
A direção é de Joseph Kosinski, com roteiro de Peter Craig, Justin Marks e Eric Warren Singer.
Top Gun: Maverick chega em julho de 2021 nos cinemas.