A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes foi lançado uma década após a trilogia Jogos Vorazes e conta a história de Coriolanus Snow, 64 anos antes dos eventos do primeiro livro da saga. Ele traz uma história bastante trágica.
A história foca em como os Jogos Vorazes partiram de partidas brutais de assassinatos para o show glorificado que vemos na trilogia. De início conhecemos o reitor Casca Highbottom, um dos criadores dos Jogos Vorazes.
Apesar da sua posição prestigiosa, ele parece se sentir culpado pela criação desse evento. Essa culpa também parece ser ligada a uma inimizade em relação a Snow. Ele chega a mandar Snow à arena na esperança de que ele morra.
Coriolanus eventualmente descobre que Casca não gosta dele por causa de uma briga entre ele e o pai de Snow, Crassus.
Os dois eram amigos antes do ano final na universidade, quando receberam a tarefa de uma das professoras, a Drª. Volumnia Gaul. A tarefa era criar uma punição para inimigos tão extrema que eles jamais seriam capazes de esquecer o quanto o prejudicaram.
Dessa forma, Casca desenvolveu os Jogos Vorazes a fim de criar uma punição que jamais poderia ser esquecida, visto que estabelece um medo na sociedade e não em apenas um indivíduo. O medo, portanto, permanece após a morte das pessoas.
O sistema serve como lembrete para evitar rebeliões.
Traição e tragédia
Casca, no entanto, não chegou a escrever os Jogos Vorazes, visto que eram monstruosos demais para serem colocados em prática.
Foi Crassus quem fez o amigo ficar bêbado, criando as regras do evento. Aproveitando-se do amigo, ele escreveu tudo e entregou à Drª Gaul com osua tarefa.
Casca foi reconhecido como um dos criadores do evento e desenvolveu seu vício em opioides, visto que ele foi forçado a assistir centenas de crianças morrerem em um esporte sangrento desenvolvido por ele.
A Cantiga dos Pássaros e das Serprentes está disponível nas livrarias e lojas online.