ATENÇÃO PARA SPOILERS DA SÉRIE A SEGUIR!
No antepenúltimo episódio de sua segunda temporada, exibido ontem (27) sob o título “Resurrection” (2×11), 12 Monkeys deu um final definitivo em uma de suas personagens prinicipais, a Jennifer Jones feita por Emily Hampshire. A personagem acabou sendo morta não uma, mas duas vezes, uma vez que após seu baleamento Cole tentou salvá-la (e o mundo) ao trazer a versão passada de Jennifer para o futuro.
12 Monkeys | Passado e futuro se encontram em trailer do segundo ano
No entanto, pouco depois, Jennifer conduziu suas Filhas para Titan, sendo pega de surpresa pela tempestade da Floresta Vermelha, que dizimou a nave em que estavam viajando. “Me pareceu algo muito original, trazer alguém para ver sua própria morte”, contou o showrunner Terry Matalas em entrevista à Entertainment Weekly. “O que me incentivou a escrever isso de verdade foi perguntar: o que você diz a seu eu mais novo após viver uma vida inteira?”.
“Três roteiristas trabalharam na cena em que as duas versões de Jennifer se encontram. Eu fiquei mais concentrado nas consequências temporais e na noção de que é uma versão mais velha tentando passar conselhos para uma versão mais nova da personagem. Richard Robbins trabalhou na parte em que Jennifer reflete sobre sua juventude, e Sean Tretta trouxe a parte mais emocional”, contou.
No entanto, Matalas explica que ainda há esperança para a versão de Jennifer que morreu na nave com as Filhas. Se a missão na qual Cole e Railly partiram no final do episódio for bem-sucedida, Jones pode voltar a vida por conta da desintegração do paradoxo temporal que sustenta essa parte da trama de 12 Monkeys.