Mesmo com o sucesso na Netflix, A Cozinheira de Castamar pode não ganhar uma segunda temporada na plataforma. A produção foi pensada como uma minissérie de apenas uma parte na emissora Antena, da Espanha.
Assim, os fãs que esperam por uma continuação podem se decepcionar. Esse não é o único motivo que faz a série espanhola poder ficar sem uma segunda temporada.
A Cozinheira de Castamar é baseada no livro de Fernando J. Muñez. A obra não tem uma sequência, podendo ser difícil levar para frente uma adaptação na Netflix.
Para quem ainda tem esperanças, uma sequência poderia surgir pelo sucesso do seriado. La Casa de Papel ganhou sequência apenas depois que chegou na Netflix e conquistou o público ao redor do mundo.
A diferença, nesse caso, é que a série pôde seguir um caminho mais livre. Enquanto isso, A Cozinheira de Castamar está presa a uma obra original fechada.
A Cozinheira de Castamar está na Netflix
A Cozinheira de Castamar é ambientada no início do século XVIII, e conta com talentos renomados como Michelle Jenner e Hugo Silva em seu elenco.
A Cozinheira de Castamar acompanha a história de Clara Belmonte, uma cozinheira com agorafobia (um transtorno de ansiedade que envolve o medo de multidões e situações sociais), que encontra um emprego digno e exigente na mansão do viúvo Duque de Castamar.
A série de ficção é ambientada na Madri de 1720, durante o reinado de Felipe V. Após sofrer com a traumática perda do pai, Clara encontra refúgio na cozinha, estabelecendo-se como uma ótima chef.
A protagonista passa a trabalhar na residência do Duque de Castamar após a trágica morte da Duquesa, e cria uma relação interessante com o viúvo. A série é a adaptação televisiva do livro homônimo escrito por Fernando J. Muñez.
Mesmo em uma era em que a maioria absoluta das mulheres só tinha o casamento como opção, Clara Belmonte é caracterizada como uma jovem educada e culta.
Após a morte do pai e a ruína de sua família, Clara encontra um emprego na cozinha do Duque de Castamar. O resto da história mostra como a protagonista – devagar e sempre – conquista um lugar especial no coração do viúvo.
A série foi bastante elogiada por sua fidelidade histórica, especialmente nos figurinos e cenários, que contam com planos de fundo autênticos da arquitetura espanhola do século XVIII.
Além disso, A Cozinheira de Castamar acerta no papel histórico e social da comida, sempre vista como parte essencial da cultura de cada país.
A cozinha desempenha um papel essencial na produção da Netflix, já que o preparo das comidas é o método inicial de expressão utilizado por Clara para conversar com o Duque.
Com suas habilidades culinárias, a protagonista consegue garantir uma posição de destaque entre os empregados, usando receitas inovadoras para mostrar seu lado mais culto.
Ou seja, os pratos que aparecem na série, além de deixarem os espectadores com água na boca, representam receitas reais, autênticas e que parecem ter saído diretamente das páginas da história espanhola.
A Cozinheira de Castamar está na Netflix.