Maid deixa uma dúvida para os assinantes da Netflix: o destino de Danielle. Essa escolha pode ter sido proposital para trazer uma mensagem do que acontece na vida real em casos de violência doméstica.
Danielle é a amiga que Alex faz no abrigo para mães que sofrem com a violência em casa. A personagem é importante por dar suporte moral para protagonista.
De repente, Danielle some do abrigo e é vista pela protagonista mais uma vez. Na ocasião, Maid mostra uma cena que a amiga faz que não conhece Alex.
A personagem é vista com um homem, que possivelmente é o parceiro abusivo dela. Danielle não parecia feliz e a participação dela se encerrou com o destino em aberto.
A série da Netflix pode ter usado a história de Danielle para mostrar um caso que acontece na vida real. Por medo ou ameaças, ela volta para casa – a série, inclusive, relata que vítimas costumam ir e voltar em média sete vezes com o abusador.
Além disso, a impressão de Danielle sumir faz parte dessa preocupante mensagem. Vítimas de violência doméstica, muitas vezes, são isoladas e parecem desaparecer da sociedade.
A produção de Maid não confirma se essa foi a intenção. Mas, em fóruns de discussão sobre a produção da Netflix, espectadores acreditam bastante nessa hipótese.
A história de Maid na Netflix
Maid acompanha a história de Alex, um jovem que deixa para trás um relacionamento tóxico e abusivo, e luta para sustentar a filha e construir um futuro melhor com seu emprego de faxineira.
A série traz Margaret Qualley como Alex, uma jovem obrigada a começar a vida do zero após abandonar o namorado abusivo. Disposta a tudo para garantir uma rotina estável para a filha pequena, a protagonista começa a trabalhar como faxineira e busca ajuda do governo.
A trama de Maid progride basicamente como um videogame, no qual Alex tem que ultrapassar uma série de obstáculos: ela precisa de um emprego para garantir os benefícios do governo, mas não pode encontrar um serviço sem ninguém para cuidar da filha Mia.
Com performances verossímeis e um tema bastante atual, o fato de Maid ser baseada em uma história real não é exatamente uma surpresa.
A trama da minissérie de 7 episódios é uma adaptação do livro “Maid: Hard Work, Low Pay and a Mother’s Will to Survive” (Faxineira: Trabalho Duro, Salário Baixo e a Vontade de uma Mãe para Sobreviver), best-seller autobiográfico de Stephanie Land.
No primeiro episódio de Maid, Alex decide deixar seu namorado Sean após o abuso emocional evoluir para violência física.
“Anos atrás, quando pensava sobre meu futuro, a pobreza parecia inconcebível, muito longe da minha realidade. Nunca achei que acabaria aqui. Mas depois de uma filha e um término, fui atingida em cheio pela realidade”, comentou a autora no livro original.
Como já citamos, Margaret Qualley comanda o elenco de Maid no papel da protagonista Alex. A atriz é conhecida principalmente por sua performance como Pussycat em Era Uma Vez em Hollywood e como a dançarina Ann Reinking na série Fosse/Verdon.
Nick Robinson, de Com Amor, Simon, vive Sean, o ex-namorado abusivo de Alex.
O elenco da série conta também com Anika Noni Rose (A Princesa e o Sapo), Andie MacDowell (Quatro Casamentos e Um Funeral), Tracy Vilar (Saved) e Billy Burke (Saga Crepúsculo).
Maid está disponível na Netflix.
Para denunciar casos de violência doméstica, ligue 180.