Em pleno mês do Dia das Bruxas, a Netflix conquista assinantes ao lançar os melhores filmes de terror e suspense a cada semana. Agora, a plataforma se prepara para a estreia de O Lobo Atrás da Porta, um elogiado thriller nacional protagonizado por Leandra Leal – e baseado em uma chocante e violenta história real.
O Lobo Atrás da Porta estreou originalmente em 2013, e recebeu grandes elogios da crítica especializada. Por sua excelente performance, Leandra Leal recebeu o Grande Otelo de Melhor Atriz, o Prêmio Fênix de Melhor Atuação Feminina e o troféu Horizontes Latinos na 61ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebástian, na Espanha.
Em novembro de 2015, o longa entrou também na lista dos 100 Melhores Filmes Brasileiros de Todos os Tempos, produzida pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre a trama, elenco e inspiração real de O Lobo Atrás da Porta na Netflix.
A trama e elenco de O Lobo Atrás da Porta na Netflix
Misturando suspense e drama, O Lobo Atrás da Porta é uma produção de Fernando Coimbra. A trama do longa adapta para o cinema um dos crimes mais chocantes da história brasileira: o caso Fera da Penha.
A trama de O Lobo Atrás da Porta começa com o desaparecimento da pequena Clara, uma garota de 4 anos que some misteriosamente de sua escola.
Bernardo e Sylvia, os pais da garota, procuram imediatamente a polícia, e ao serem interrogados separadamente, oferecem pistas sobre o que pode ter acontecido.
O marido Bernardo vive um relacionamento extraconjugal com a possessiva Rosa, que fica revoltada após o término da relação e se torna a principal suspeita do sequestro.
“A partir de depoimentos do trio, o delegado descobre uma rede de mentiras, amor, vingança e ciúmes e violência”, afirma a sinopse do longa.
O Lobo Atrás da Porta é protagonizado por Leandra Leal, em uma excelente performance como a desequilibrada Rosa.
Já Bernardo e Sylvia, os pais de Clara, são vividos por Milhem Cortaz (Tropa de Elite, Amor de Mãe) e Fabiula Nascimento (Sessão de Terapia, Sob Pressão).
Juliano Cazarré (Avenida Brasil, Amor de Mãe) interpreta o delegado que investiga o caso.
O elenco de O Lobo Atrás da Porta conta também com Thalita Carauta (Segunda Chamada), Paulo Tiefenthaler (A Mulher do Meu Marido), Karine Teles (Que Horas Ela Volta), Tamara Taxman (Detetives do Prédio Azul), Emiliano Queiroz (O Bem Amado) e Antônio Saboia (O Mecanismo).
A história real de O Lobo Atrás da Porta
Como já citamos, a trama de O Lobo Atrás da Porta é inspirada pela história da Fera da Penha. O nome dos envolvidos foi modificado, mas grande parte da trama aborda o que aconteceu na vida real.
Você pode até não conhecer a Fera da Penha, mas a história da criminosa chocou o Brasil nos anos 60 e abalou as estruturas da sociedade carioca. Neyde Maria Maia Lopes sequestrou, assassinou e incendiou uma criança de 4 anos, filha de seu amante.
Neyde vivia um relacionamento com Antônio Couto Araújo, que era casado. Após ele negar-se a abandonar a família para ficar com ela, a criminosa decide se vingar atingindo o amante em seu aspecto mais vulnerável: a filha.
Assumindo o nome de “Odete”, a Fera da Penha consegue enganar os funcionários de uma escola e retirar do local Tânia, a filha de Antônio. Neyde leva a garota para um galpão no bairro da Penha, atira na pequena com um revólver .32 e ateia fogo no corpo para se livrar das evidências.
Após quase ser linchada por uma multidão de cerca de 300 pessoas, a Fera da Penha é condenada a 33 anos de prisão. Após cumprir 15 anos da pena, Neyde é solta, em 1975. A assassina vive até hoje no bairro de Cascadura, no Rio de Janeiro. A história já foi adaptada para a TV em um episódio de Linha Direta Mistério.
O Lobo Atrás da Porta estreia na Netflix em 20 de outubro; veja abaixo o trailer. O longa também está disponível no catálogo da plataforma Star+.
Clique aqui para assinar o Star+ e assistir O Lobo Atrás da Porta.