Antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), Arnold Schwarzenegger deu uma dura em líderes mundiais. Para BBC, o astro de O Exterminador do Futuro chamou de “estúpidos” e “mentirosos” os presidentes e políticos que não acreditam nas mudanças climáticas.
A principal crítica feita pelo ator, sem citar nomes de políticos, foi sobre ignorar o clima com o discurso de proteger a economia. Para o astro, aqueles que fazem isso são “estúpidos” e “mentirosos”.
“Você pode proteger o clima e a economia ao mesmo tempo. Nós descobrimos como fazer isso na Califórnia, você precisa ter coragem para fazer isso”, declarou Schwarzenegger.
O ator foi governador da Califórnia entre 2004 e 2011 e afirmou que conseguiu reduzir a emissão de gás carbônico em 25%, chegando ao nível de 1990. Ao mesmo tempo, Schwarzenegger afirma que o estado teve a maior arrecadação dos Estados Unidos na época, chegando a casa de US$ 3,3 trilhões.
Para o astro, a atitude de defender o clima “é o melhor criador de empregos”.
Na mesma entrevista, o astro de O Exterminador do Futuro comentou que continuará lutando pelo clima. O famoso acredita que ambientalistas “tem um problema em se comunicar”.
Paralelo com o cinema
Sobre a luta pelo clima, o ator comparou que o discurso deve ser parecido com o dos filmes para chamar atenção do público.
“Fatos e números não vendem ingressos. Se você vai vender um filme, você não pode falar como foi o financiamento ou os efeitos especiais usados. Você tem que contar a história, fazer com que as pessoas vejam o filme e seduzi-las”, explicou Schwarzenegger.
No fim, o ator foi questionado sobre a visão que tem dos efeitos destrutivos do capitalismo global quando faz parte do partido Republicano.
“Você pode ter capitalismo global, mas tem que ser esperto sobre isso. Você pode ter a melhor economia do mundo, mas se as pessoas morrem, acabou”, finalizou o astro de O Exterminador do Futuro.