Escolhido pelo Uruguai para representar o país no Oscar 2022, na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, A Teoria dos Vidros Quebrados conta com brasileiros na frente e atrás das câmeras. Na verdade, o longa-metragem é uma coprodução do Uruguai com o Brasil e a Argentina.
Os atores brasileiros Roberto Birindelli e Lourdes Kauffmann estão no elenco de A Teoria dos Vidros Quebrados. Parte da equipe técnica também é brasileira, como o montador Pablo Riera e o editor de som Kiko Ferraz.
O protagonista, no entanto, é argentino: Martín Slipak, de A Noiva do Deserto. A direção é de Diego Fernández, do Uruguai.
Coprodução de Uruguai, Brasil e Argentina
A Teoria dos Vidros Quebrados traz a história de Claudio Tapia, empregado de uma companhia de seguros que é designado como responsável da empresa em uma longínqua e pequena cidade.
Após sua chegada vários carros começam a aparecer incendiados durante a noite sem motivo algum. Claudio deverá resolver o mistério para manter sua ambição de progredir dentro da empresa enquanto administra uma crise em seu casamento.
A Teoria dos Vidros Quebrados chegará em breve aos cinemas brasileiros. Ainda não há uma data de estreia confirmada no país.