O trailer de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder mostra uma espada quebrada, que se refaz em meio a sombras. Embora não tenhamos uma resposta concreta, há paralelos nos livros de J.R.R. Tolkien, que podem explicar o que é esse objeto.
A lâmina preta aparece pela primeira vez no trailer da SDCC 2022 de Os Anéis de Poder como uma empunhadura quebrada, segurada por Theo de Tyroe Muhafidin – um personagem humano criado especialmente para a TV.
Uma segunda cena mostra a espada magicamente se reforjando em uma nuvem nebulosa de fumaça e fogo, refazendo a lâmina como se nunca tivesse sido quebrada.
O mesmo cabo pode ser visto nos pôsteres de personagens de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder da Amazon, e o símbolo de gelo rachando uma bigorna no trailer da SDCC 2022 parece suspeitosamente semelhante à marca no cabo da espada negra.
Evidentemente, esta arma desempenha um grande papel na série do Amazon Prime Video.
Não há paralelo direto entre a lâmina escura de Os Anéis de Poder e a mitologia existente do O Senhor dos Anéis, mas uma famosa espada negra mágica existe nos livros de história da Terra-média – Gurthang.
Não apenas Gurthang foi quebrada na Primeira Era (explicando seu estado de ruína em Os Anéis de Poder), mas a espada possuía propriedades mágicas e um espírito próprio (explicando o estranho reforjamento).
Gurthang não deveria aparecer em uma história de O Senhor dos Anéis da Segunda Era, e esta espada pode ser uma adição totalmente nova para a série.
Mas se a lâmina misteriosa tem raízes no material de origem, Gurthang é a opção mais plausível.
Gurthang nos livros de J.R.R. Tolkien
Originalmente apelidada de Anglachel, esta espada lendária foi criada pelo elfo Eöl usando metal de um meteorito que caiu na terra (possivelmente ligado ao próprio meteoro em queda de Os Anéis de Poder , embora seja muito improvável que seja o mesmo).
Possuindo uma natureza sanguinária e personalidade própria, Anglachel se uniu ao seu dono original, o guerreiro elfo Beleg Cúthalion, mas a tragédia aconteceu quando Beleg foi acidentalmente morto por sua própria lâmina.
O infeliz culpado, um homem chamado Túrin Turambar, tornou-se o próximo proprietário e renomeou Anglachel “Gurthang”, mas acabou sucumbindo à tragédia e caiu sobre sua espada depois de implorar pela morte. Gurthang quebrou ao matar mais um de seus proprietários, e seus pedaços foram enterrados com Túrin.
Em O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder , o jovem Theo pode ter algum vínculo distante com a Casa de Hador de Túrin, e Gurthang foi passada adiante através de gerações.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder chega no Amazon Prime Video em 2 de setembro.