O sucesso do Prime Video, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, explora a Segunda Era da Terra-Média. Mostrando diversas raças da mitologia de J. R. R. Tolkien, um dos astros explicou como as cenas dos anões foram filmadas na série.
Além dos anões, a série apresenta muitas das raças com as quais os fãs de O Senhor dos Anéis já estarão familiarizados, incluindo elfos, homens e os hobbits conhecidos como Harfoots.
Diferentemente da trilogia O Hobbit, a série tentou usar mais efeitos práticos do que efeitos especiais, para que o tamanho dos personagens fosse algo mais real.
“Em uma época de paz, um grupo de guerreiros enfrenta o ressurgimento do mal na Terra-Média. Das profundezas escuras das Montanhas de Névoa, das majestosas florestas de Lindon, até os confins do mapa, o legado desses heróis é maior do que suas vidas”, diz a sinopse da série.
Filmagens complicadas
No segundo episódio, o personagem Elrond viaja para Khazad-dûm e se encontra com o príncipe Durin IV. Durin desafia Elrond para uma competição de quebrar rochas enquanto os anões cantam e aplaudem ao redor deles.
Apesar de ser maior em tamanho, Elrond perde a competição. Após isso, ele e Durin se entendem, antes de poderem se aventurar em episódios posteriores.
Em uma entrevista ao Vulture, Robert Aramayo, explicou como foi filmar a cena de quebrar rochas com o astro Owain Arthur.
O ator comenta que muito disso se resumia aos atores de fundo que foram usados na cena, com os atores atrás dele posicionados para fazê-lo parecer maior. Enquanto isso, os atores atrás de Arthur foram usados para fazer Durin parecer do tamanho de um anão.
“Owain Arthur, que interpreta Durin, trabalhava com atores de fundo que estavam por perto para fazê-lo parecer do mesmo tamanho que os anões ao seu redor. Eu trabalhava com atores de fundo que estavam por perto para me fazer parecer maior do que ele”, disse o astro.
Aramayo relembrou que os outros atores e pessoas que participaram da cena estava torcendo por Athur, enquanto ele quebrava mais pedras.
“Nessa sequência de quebrar pedras, por exemplo, Owain é um homem enigmático e incrível de se estar por perto, então quando ele está quebrando pedras, todos estavam torcendo por ele como se estivessem em uma cervejaria”, relembra o ator.
“Então a energia era muito diferente com um monte de gente nova que veio para minha cobertura e não gostou tanto de mim. Então, às vezes, era realmente útil para a atuação”, concluiu ele.
O comentário de Aramayo relembra de como Peter Jackson, diretor da trilogia O Senhor dos Anéis, lidou com diferentes tamanhos de raça nos filmes.
O cineasta usou duplas de escala e conjuntos de tamanhos diferentes para criar a percepção de que certos personagens eram grandes ou menores, deixando o CGI de lado.
No entanto, Jackson optou por usar mais efeitos visuais durante a trilogia O Hobbit quando se tratava do tamanho dos anões contra o tamanho dos homens.
Em O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder, ficou evidente que a produção tentou usar métodos mais práticos sobre o tamanho dos personagens.
A nova série de O Senhor dos Anéis tem episódios novos toda sexta-feira no Prime Video.