Grey’s Anatomy não é uma série de fugir de temas importantes, mas a 13ª temporada vai abordar um que ainda não passou pela longa trajetória da série: violência doméstica.
“Eu não acho que pensamos em contar a história de Jo como uma oportunidade de abordar violência doméstica, e só”, comentou Shonda Rhimes em entrevista ao Entertainment Weekly. “Só achei que era hora de contar essa história, o passado dela, e especialmente como isso afeta sua relação com Alex. Alex é tão definido pela pessoa que ele costumava ser e pela pessoa que ele quer se tornar, e Jo também – precisávamos mostrar isso”.
No final da 12ª temporada, descobrimos porque Jo sempre recusa os pedidos de casamento de Alex: ela já é casada, com um homem violento que a fez entrar no programa de proteção a testemunhas e viver se escondendo. Inclusive, seu nome não é nem mesmo Jo.
Justin Chambers, que interpreta Alex, comentou as repercussões da revelação para o personagem. “Ele vai se sentir muito traído. Alex e Jo se conectaram porque tem um passado em comum, mas Jo deixou de fora um pedaço muito grande desse passado”, disse.
Rhimes ainda contou que a história está sendo planejada pelos roteiristas há anos, mas estavam procurando “o momento certo” para usá-la. “Para mim é interessante contar a história dessas mulheres que são tratadas com violência, porque é algo tão frequente na nossa sociedade, e perturbador, e precisamos falar sobre isso. Jo foi embora de um passado traumático e seguiu com sua vida, mas agora terá que encará-lo de novo”, contou a showrunner.
“Após 12 temporadas, consigo me diagnosticar sozinha”, diz Ellen Pompeo
Atriz do elenco principal não vai retornar no começo da 13ª temporada
Grey’s Anatomy retorna com seu 13º ano em 22 de setembro nos EUA.