Contém spoilers

O Clube da Meia-Noite: As maiores diferenças entre os livros e a série da Netflix

Produção de Mike Flanagan é inspirada na saga de Christopher Pike

Recém-chegado ao catálogo brasileiro da Netflix, O Clube da Meia-Noite se tornou um verdadeiro fenômeno na plataforma. Muitos fãs não sabem, mas a produção de Mike Flanagan é baseada na saga literária de Christopher Pike. Como de costume, a série adota várias liberdades criativas na adaptação de seu material-base.

Em uma clínica para adolescentes em estado terminal, integrantes de um clube secreto fazem um pacto sinistro: quem morrer primeiro terá que mandar um sinal do além”, afirma a sinopse oficial de O Clube da Meia-Noite na Netflix.

O elenco de O Clube da Meia-Noite é liderado pelos atores Iman Benson, Igby Rigney, Ruth Codd, Chris Sumpter, Aya Furukawa, Annarah Cymone e Sauriyan Sapkota.

Listamos abaixo as principais diferenças entre a série O Clube da Meia-Noite e os livros de Christopher Pike na Netflix; confira.

O livro O Clube da Meia-Noite não é de terror

Fãs da Netflix se surpreenderam ao descobrir que o mestre do terror Mike Flanagan adaptaria o livro O Clube da Meia-Noite. Afinal de contas, a trama de Christopher Pike não é uma história de terror – diferentemente de outras obras já adaptadas por Flanagan.

Embora os personagens de O Clube da Meia-Noite discutam elementos do pós-vida, eles conseguem provar que o sobrenatural não existe. Após a morte de Anya, a personagem para de produzir conteúdo. Além disso, os capítulos finais focam apenas no relacionamento de Kevin e Ilonka.

Mudança na ambientação e personagens

O livro de Christopher Pike é ambientado na Casa Rotterdan, uma instituição médica voltada para adolescentes com doenças terminais. O hospital é administrado por Dr. White, e a despeito dos eventos sobrenaturais da série da Netflix, não é assombrado.

A série da Netflix transforma a Casa Rotterdan no Hospital Brightcliffe. Além disso, a produção de Mike Flanagan troca o Dr. White pela Dra. Georgina Stanton, interpretada por Heather Langenkamp (da franquia A Hora do Pesadelo).

Os novos personagens de O Clube da Meia-Noite

A história original de O Clube da Meia-Noite foca em 5 personagens: Ilonka, Kevin, Anya, Spence e Sandra. Na série da Netflix, esses adolescentes continuam no centro da história, mas são acompanhados por Natsuki, Amesh e Cheri.

Além disso, Mike Flanagan cria dois personagens que não existem no livro original: Shasta (uma mulher que vive na região do hospital) e Mark (um assistente de enfermagem). A dupla é interpretada por Samantha Sloyan e Zach Gilford.

Elenco da Netflix é mais diverso

A Netflix e Mike Flanagan acertam em optar por maior representatividade no elenco de O Clube da Meia-Noite. Os personagens da série são bem mais diversos do que os do livro de Christopher Pike. Além disso, a plataforma faz modificações importantes em personagens originais.

Em uma entrevista recente, Iman Benson (a intérprete de Ilonka) falou sobre as mudanças. “Uma alteração importante é o fato de, nos livros, a Ilonka ser descrita como polonesa. Eu, como vocês já perceberam, não sou polonesa”, comentou a atriz.

Outras inspirações

A trama de O Clube da Meia-Noite é baseada no livro homônimo de Christopher Pike. Porém, Mike Flanagan também utiliza outras histórias do escritor para desenvolver a trama da série. A entidade sombria que espreita no Bright Cliffe, por exemplo, vem do livro Remember Me.

Além disso, as histórias contadas pelos adolescentes fazem referência a várias obras de Pike, como The Wicked Heart, Gimme a Kiss, See You Later, Witch, Road to Nowhere, The Eternal Enemy, The Visitor, Spellbound e The Starlight Crystal.

Onde está o Mestre?

Uma das passagens mais importantes do livro O Clube da Meia-Noite envolve um personagem conhecido apenas como Mestre. Comunicando-se por meio de sonhos, o Mestre mostra aos pacientes do Brightcliffe suas vidas passadas e uma interessante história de amor.

Essa narrativa também liga os personagens Ilonka e Kevin (já que eles são reencarnações do mestre e sua amante). A série da Netflix, no entanto, exclui essa trama. No lugar dela, os personagens sonham com o passado de Brightcliffe.

Ilonka e Kevin terminam juntos?

Como a trama do Mestre não aparece em O Clube da Meia-Noite, muitos fãs se perguntam se Kevin e Ilonka terminarão a história juntos. Na série da Netflix, o relacionamento dos personagens assume um papel menos importante, dando destaque a outras tramas.

Mesmo assim, Mike Flanagan decidiu dar a Kevin e Ilonka um momento de romance. Kevin termina com a namorada, e no último episódio de O Clube da Meia-Noite, beija Ilonka. Agora, resta saber se o namoro vai continuar na 2ª temporada.

O Clube da Meia-Noite está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.