Quadrinhos

Anatomia do Superman não é como dos humanos, é perturbadora

Alguns órgãos são análogos aos dos seres humanos, mas há substanciais diferenças

Superman pode parecer um ser humano na superfície, mas sua anatomia é fundamentalmente diferente, reafirmando – de forma perturbadora – sua origem alienígena.

Introduzido pela primeira vez na primeira edição da Action Comics em 1938, Superman se tornou um dos personagens mais populares e duradouros da cultura popular, aparecendo em inúmeras histórias em quadrinhos, séries de televisão e filmes.

Um novo longa-metragem, Superman: Legacy, chega em 2025, trazendo a história do Homem de Aço para o primeiro plano do Universo DC mais uma vez – o processo de seleção de atores, inclusive, começa em breve.

Quando Superman chega à Terra como um órfão do planeta Krypton, ele se adapta à gravidade mais fraca da Terra. Enquanto na Terra, ele alterna entre cumprir seus deveres como super-herói e atuar como repórter. Mas em suas décadas lutando contra vários vilões, os fãs passaram a se perguntar se sua anatomia é mais terráquea ou kryptoniana e o que isso pode implicar.

Felizmente, os filmes e quadrinhos abordaram algumas dessas questões, particularmente no que diz respeito ao seu metabolismo.

Superman recebe sua energia diretamente do sol, então ele não precisa comer para se sustentar como os humanos. No entanto, ele é visto se deliciando com hambúrgueres depois de aventuras particularmente desgastantes e, em outras ocasiões, come refeições por razões puramente sociais.

Uma imagem dos quadrinhos mostra uma varredura de visão de raios-X dos órgãos internos do Superman, que se parecem com os de um humano, com o que parece ser um coração, fígado, vasos sanguíneos e órgãos digestivos.

Em 2018, a DC Comics publicou “Anatomia de um Meta-Humano”, um dossiê compilado pelo Batman com doze personagens do universo DC, de Aquaman e Monstro do Pântano a Apocalipse e o próprio Superman.

O livro mostra desenhos detalhados de seu funcionamento interno e – para o Superman em particular – descrições de como alguns de seus superpoderes funcionam, como sua visão de raios-X. Muitos dos poderes do Superman são simplesmente um produto de sua adaptação à gravidade mais fraca da Terra quando comparado ao seu planeta natal de Krypton.

Fãs debatem sobre as necessidades fisiológicas do Superman

Em um tópico no subreddit r/AskScienceFiction, u/RobotFolkSinger observou que Superman teve que fazer adaptações sociais e biológicas necessárias para sobreviver quando veio de Krypton para a Terra quando criança.

“Ele não precisa respirar enquanto houver um sol amarelo por perto”, escreveram. “O Superman pode extrair energia diretamente da radiação de um sol amarelo, então ele não precisa ingerir oxigênio. Ele provavelmente ainda respira quando está na Terra, para que as pessoas ao seu redor não percebam que ele não está e achem isso estranho.”

Alguns usuários notaram sua capacidade de armazenar e descarregar grandes quantidades de ar em seus pulmões. Ao mesmo tempo, os fãs parecem divididos sobre a necessidade biológica do Superman de respirar como um humano comum.

Pelo menos um usuário está convencido de que o Superman tem que ingerir oxigênio como qualquer terráqueo nativo. De acordo com u/vadergeek, “ele precisa respirar, mas pode prender a respiração por um período de tempo absurdamente longo”.

Talvez o roteirista e diretor James Gunn forneça aos fãs mais algumas respostas sobre a fisiologia do Superman em Superman: Legacy quando o filme chegar aos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.