Law & Order se inspira em notícias da vida real acerca de crimes e escândalos. Embora as histórias do mundo real tenham informado a franquia por mais de 30 anos, essa abordagem também levou a alguns pesadelos legais para os criadores da série nos bastidores.
Em 2004, o advogado nova-iorquino Ravi Batra entrou com um processo contra Law & Order por difamação.
De acordo com o The New York Times (via Looper), o advogado argumentou que o personagem Ravi Patel (Eric Avari) – um advogado indiano-americano que suborna um juiz da Suprema Corte em um episódio – foi baseado nele.
Conforme documentado pelo The Hollywood Reporter, Batra também era estreitamente afiliado a um político que supostamente aceitou subornos no passado, e o episódio em questão, “Floater”, trata de assuntos semelhantes.
Dito isso, vale ressaltar que Batra nunca foi considerado culpado de subornar alguém.
Caso seguiu na justiça
Os advogados de Dick Wolf, criador da franquia, argumentaram que as semelhanças eram abstratas. No entanto, devido à singularidade do nome, etnia e aparência do personagem, o advogado da vida real sentiu que havia uma conexão clara com ele e que o episódio era difamatório.
Além disso, esses traços identificáveis também poderiam ser óbvios para os espectadores que estavam familiarizados com Batra na época.
A juíza Marilyn Shafir afirmou que os espectadores comuns poderiam potencialmente confundir a corrupção do personagem de Law & Order como sendo verdadeira em relação a Ravi Batra.
Enquanto isso, Curt King, porta-voz da NBC Universal, disse ao New York Times que nenhum personagem do episódio representa Batra.