Nesta semana, a Disney anunciou que o lançamento de Avatar 3, 4 e 5 foi adiado. Com a confirmação, o estúdio deixa bem claro que a conclusão da franquia só chegará aos cinemas após 2030. Este ousado plano, de acordo com o site ScreenRant, segue a mesma perspectiva que George Lucas adotou na franquia Star Wars.
O primeiro Avatar, é importante lembrar, chegou aos cinemas em 2009. O segundo filme, por sua vez, estreou em 2022, 13 anos após o lançamento original.
Todos os filmes da franquia Avatar, tanto os que já foram lançados, quanto os próximos capítulos, são comandados pelo cineasta James Cameron, de Titanic e O Exterminador do Futuro.
Com isso em mente, confira abaixo por que o adiamento de Avatar copia a fórmula de George Lucas para a franquia Star Wars! (via ScreenRant)
Assim como Star Wars, franquia Avatar será lançada a cada 3 anos
Na última semana, a Disney confirmou que Avatar 3 chegará aos cinemas em 2025, não no próximo ano, como havia sido previamente anunciado.
O estúdio anunciou também que Avatar 4 estreia somente em 2029, e que Avatar 5, a conclusão da franquia, tem previsão de lançamento para 2031.
Com a adoção do novo calendário, a Disney pretende lançar os novos filmes da franquia a cada 3 anos. O modelo é similar à perspectiva adotada por George Lucas no lançamento da trilogia original e dos prólogos de Star Wars.
A estratégia se estabeleceu como um grande trunfo para a franquia, garantindo ótima audiência (e boas margens de lucro) para todos os lançamentos.
Além disso, o plano se destaca por reduzir o nível de fadiga do público – o que seria bem diferente se os filmes de Avatar fossem lançados a cada dois anos. O maior período de espera também permite que James Cameron capriche em todos os lançamentos, mantendo o nível de qualidade da franquia sempre elevado.
No entanto, é importante lembrar que, à medida que Disney assumiu o controle da franquia Star Wars, os filmes da saga principal passaram a ser lançados a cada 2 anos. Quando analisamos os spin-offs de derivados, também podemos concluir que o estúdio lançou produções ambientadas no universo Star Wars a cada ano.
O modelo, porém, não trouxe bons resultados para a Disney, já que as continuações de Star Wars dividiram a opinião dos fãs. Para muitos espectadores, o estúdio não deveria ter se apressado tanto para garantir os lançamentos contínuos.
Portanto, a Disney parece ter aprendido com seu erro, adotando um calendário bem mais amplo para o lançamento de Avatar.
Enquanto Avatar 3 não estreia nos cinemas, você pode conferir os primeiros filmes na plataforma Disney+.