Filmes

The Flash: Explicamos o final surpreendente do filme da DC

Contém spoilers importantíssimos de The Flash

Em cartaz nos cinemas brasileiros, The Flash tem tudo para se tornar um dos maiores lançamentos da DC em 2023. Além de trazer de volta alguns dos heróis mais icônicos das HQs, o filme também introduz novas figuras, terminando em uma conclusão bombástica. Sendo assim, o que realmente acontece no surpreendente desfecho do longa?

“Mundos colidem quando Barry usa seus superpoderes para viajar no tempo e mudar os eventos do passado. Mas quando tenta salvar sua família e acaba, sem querer, alterando o futuro, Barry fica preso em uma realidade na qual o General Zod está de volta, ameaçando colocar o mundo em risco”, diz a sinopse de The Flash.

Além de Ezra Miller (Animais Fantásticos) no papel titular, o elenco de The Flash conta também com Michael Shannon (Batman vs Superman: A Origem da Justiça), Ron Livingston (Invocação do Mal), Maribel Verdú (Elite), Kiersey Clemons (Liga da Justiça de Zack Snyder), Antje Traue (O Homem de Aço) e Michael Keaton (Homem-Aranha: De Volta ao Lar).

Revelamos abaixo tudo que você precisa saber sobre o surpreendente final de The Flash na DC; confira! (via Dexerto)

flash-trailer-1

O que acontece no final de The Flash?

Basicamente, o final de The Flash é muito parecido com o do clássico De Volta Para o Futuro – o mundo volta ao normal após uma viagem no tempo que quase destrói tudo… mas também há uma importante reviravolta.

O terceiro e último ato do filme começa quando Barry tenta resgatar Kara Zor-El, a Supergirl, de uma base secreta na Sérvia. Em um primeiro momento, ela hesita em ajudar o herói, tendo conhecido toda a extensão da crueldade humana.

No entanto, após testemunhar a brutalidade do General Zod, ela aceita auxiliar Barry a recuperar seus poderes. Para isso, ela leva o personagem de Ezra Miller acima das nuvens e o faz ser atingido por um relâmpago.

Junto com o Batman de Michael Keaton, os heróis voam ao Deserto de Mojave para enfrentar Zod e o Exército Kryptoniano. Kara, imediatamente, vai ao encontro do General, que diz a ela que o codex genético foi imbuído em Kal-El e que, em seguida, o recém-nascido foi enviado à Terra.

Nesse momento, o filme lembra, mais uma vez, que sua linha do tempo não é a mesma de O Homem de Aço. Neste universo, o Superman nunca chega à Terra, já que seu pod de viagem é interceptado por Zod e o bebê é morto pelo General.

Revoltada, Kara dá uma grande surra no vilão. Os dois Barrys, por sua vez, se juntam para derrotar o exército inimigo, e enquanto isso, o Batman sobrevoa a batalha no Batwing, oferecendo apoio tático e aéreo aos combatentes.

Sasha Calle como Supergirl em The Flash

Batman e Supergirl morrem

A maré da batalha vira quando o Batman tenta destruir a maior nave dos Kryptonianos. O Batwing é bastante danificado, e o personagem de Michael Keaton não demora a perceber que o assento de ejeção da nave já não funciona mais.

Em um dos momentos mais emocionantes do longa, Batman decide protagonizar um sacrifício heróico, caindo de cabeça na base dos Kryptoniano e bombardeando toda a nave. O herói, é claro, morre no processo.

Kara, infelizmente, também é assassinada na batalha final. A personagem, inclusive, morre de maneira semelhante a Jor-El: empalada pelo braço do General Zod.

Com os companheiros caídos, o jovem Barry tem uma ideia: voltar no tempo para prevenir suas mortes. No entanto, o outro Barry diz que o plano é muito perigoso. Eventualmente, ele aceita a estratégia e, junto com sua contraparte, consegue reverter 10 minutos da batalha.

O personagem impede Batman de atacar a nova Kryptoniana, e aí, o herói de Michael Keaton passa a enfrentar o “Gigante Espacial” – que destrói rapidamente o Batwing. Pulando de paraquedas, Bruce Wayne confronta o alienígena e consegue levar a melhor ao colocar uma bomba em sua cabeça.

Após a vitória, no entanto, Batman também sucumbe aos ferimentos, morrendo ao lado de Barry. Kara também é assassinada, mais uma vez, pelo General Zod.

Sem aceitar o resultado da batalha, Barry usa a Força da Velocidade para viajar por todos os universos possíveis e avaliar todas as possibilidades que não terminariam com a morte do Batman e da Supergirl.

Trata-se de um esforço fútil: Barry pode tentar mudar o resultado da batalha uma milhão de vezes, mas no final das contas, o confronto sempre terminará da mesma maneira, com a “morte” deste mundo.

“Eu sou o Flash, e ninguém pode morrer!”, diz o personagem de Ezra Miller. Nesse momento, ele também se lembra do mantra de sua mãe: “Nem todos os problemas têm soluções, e às vezes, nós temos que deixar para lá”.

O jovem Barry não aceita a ideia de deixar a mãe morrer, mas o outro Barry garante que, na verdade, ela sempre estará viva em algum ponto da linha do tempo.

O retorno do Flash Sombrio

Barry tenta voltar ao passado mais uma vez, mas antes do outro Barry interceptá-lo, ele é atacado pelo Flash Sombrio – a versão monstruosa de si mesmo que vive dentro da Força da Velocidade.

Quando o jovem Barry retorna, percebe que a mesma cicatriz que aparece no rosto do Flash Sombrio também está em sua própria face. O filme revela, nesse sentido, que o Flash Sombrio é apenas o jovem Barry do futuro.

As tentativas do personagem de salvar a mãe, com o passar do tempo, resultam em caos no multiverso, com vislumbres de várias variantes dos heróis da DC, como os Supermans de Nicholas Cage e Christopher Reeves, a Supergirl de Helen Slater, e até mesmo o Batman de Adam West.

Sob a perspectiva do Flash Sombrio, a morte do Barry “original” é apenas uma “interseção inevitável” de seus esforços para salvar a mãe. No entanto, ao descobrir a verdade, o jovem Barry se sacrifica, destruindo sua contraparte obscura de uma vez por todas.

O Barry original retorna ao passado pela última vez para tirar os tomates do carrinho de compras de Nora, resetando o universo para sua linha do tempo original. O personagem, no entanto, faz uma pequena modificação: ele coloca os tomates da prateleira superior para que seu pai, Henry, possa encontrar um álibi.

Ezra Miller como The Flash

A última cena de The Flash

Quando Barry volta ao presente, tudo parece estar certo com seu universo: seu pai é libertado, Iris West o convida para um encontro, e seu velho amigo Bruce Wayne liga para parabenizá-lo.

Porém, quando o Batman chega no Batmóvel, Barry se surpreende ao perceber que o personagem não é o Bruce Wayne de Michael Keaton ou de Ben Affleck, mas sim de George Clooney.

Ou seja: a última cena de The Flash revela que o Barry original está preso na linha do tempo do Batman de George Clooney, onde deve permanecer por um bom tempo.

O filme também conta com uma cena pós-créditos envolvendo outro integrante da Liga da Justiça. Clique aqui para descobrir o que acontece na sequência.

The Flash está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.