O roteirista/produtor/diretor vencedor do Emmy, Manny Coto, cujos créditos incluem 24 Horas e suas sequências, assim como American Horror Story, Star Trek: Enterprise e Dexter, faleceu no domingo (09). Ele tinha 62 anos.
A notícia da morte de Coto foi confirmada por um representante da família. Coto morreu após uma batalha de 13 meses contra o câncer de pâncreas e faleceu em sua casa, cercado pela família.
Nascido em Havana, Cuba, Manuel Hector Coto foi um dos escritores e showrunners latinos mais proeminentes da televisão.
Ele dividiu o prêmio Emmy de melhor série dramática em 2005 pela 5ª temporada de 24 e co-criou 24 Horas: O Legado.
Carreira de sucesso
Coto também passou quatro temporadas como produtor executivo de American Horror Story e também produziu duas temporadas de American Horror Stories, dirigindo o episódio de 2021 intitulado Feral.
“Manny foi um membro incrivelmente amado da família 20th Television e FX por quase duas décadas”, disseram o estúdio e a rede em um comunicado conjunto.
“Ele era brilhantemente criativo, com uma profunda curiosidade intelectual, e sua lealdade e amizade tocaram muitos. Ele fará muita falta por todos que tiveram a sorte de conhecê-lo e trabalhar com ele ao longo dos anos, e nossas sinceras condolências vão para sua linda família neste momento tão difícil.”
Os créditos de Coto também incluem a criação da série Odyssey 5 para a Showtime, bem como a série Next para a Fox.
Ele também trabalhou nas três últimas temporadas de Dexter e nas duas últimas temporadas de Star Trek: Enterprise, tendo assumido o comando como showrunner na 4ª temporada. Esse trabalho representou um momento de plenitude para Coto, que cresceu assistindo ao Star Trek original em reprises quando criança, aponta a Variety.
Além de sua família imediata, Coto é sobrevivido por sua mãe Norma, sua irmã Normi, seu irmão Juan Carlos e oito sobrinhos e sobrinhas.