Depois de ter acabado com o plano básico de assinatura no Canadá, a Netflix estendeu a medida para os EUA e Reino Unido.
Conforme a Variety, essa mudança tem como objetivo de incentivar consumidores a se inscreverem em seu pacote com suporte a anúncios.
O plano básico, que possibilitava o usuário a assistir em uma única tela por US$ 9,99 por mês nos EUA e £6,99 por mês no Reino Unido, não está mais disponível “para novos membros ou aqueles que estão se reinscrevendo” nos respectivos países.
De acordo com a Netflix, os membros existentes do plano básico podem “permanecer neste plano até que mudem de plano ou cancelem a conta”.
Em maio, a Netflix informou ter conquistado mais de 5 milhões de membros para seus planos com suporte a anúncios, com 25% dos novos assinantes optando por esse pacote.
“Nossos preços iniciais de US$ 6,99 nos EUA e £4,99 no Reino Unido [para o plano com suporte a anúncios] são mais baixos do que os da concorrência e oferecem ótimo valor aos consumidores, considerando a amplitude e a qualidade de nosso catálogo”, disse um porta-voz da Netflix à Variety.
Netflix está prestes a relatar os ganhos do 2º trimestre de 2023
O fim do plano básico nos EUA e no Reino Unido ocorre quando a Netflix se prepara para relatar os ganhos do segundo trimestre de 2023 na quarta-feira (19), após o fechamento do mercado.
Analistas esperam que a Netflix relate um aumento significativo devido ao novo programa pago de compartilhamento de senhas, uma tentativa da empresa de monetizar o compartilhamento de senhas, que foi lançado amplamente durante o segundo trimestre nos EUA e em vários outros países.
Os planos com suporte a anúncios da Netflix estão atualmente disponíveis nos EUA, Reino Unido, Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Coreia, México e Espanha.
No Brasil, o plano básico, sem anúncios, permanece disponível por enquanto.