Em cartaz nos cinemas brasileiros, Barbie é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores lançamentos do ano! Entre os principais trunfos do longa, destaca-se a direção de Greta Gerwig, que embebe a trama em seu característico estilo. Por isso, quem já conferiu a produção quer saber: quais são os melhores filmes da diretora para assistir em seguida?
“Depois de ser expulsa da Barbielândia por ser uma boneca ‘menos do que perfeita’, Barbie parte para o mundo humano em busca da verdadeira felicidade”, diz a sinopse oficial de Barbie.
Sucesso de público e crítica, Barbie conta com Margot Robbie (Esquadrão Suicida) e Ryan Gosling (La La Land: Cantando Estações) nos papéis principais.
Já assistiu Barbie nos cinemas brasileiros? Veja abaixo 6 filmes imperdíveis de Greta Gerwig para ver em seguida!
Hannah Sobe as Escadas
Lançado em 2007, Hannah Sobe as Escadas foi o primeiro filme da carreira de Greta Gerwig. Apesar de não dirigir o longa, a cineasta produz o roteiro da obra, além de interpretar sua personagem principal. A direção, nesse caso, fica por conta de Joe Swanberg (LOL).
Produzido com baixo orçamento, Hannah Sobe as Escadas acompanha a história da protagonista titular, uma jovem que, após se formar na faculdade, passa a trabalhar como estagiária em uma companhia de produção. Dividida entre três homens, ela pula de uma relação para a outra, tudo isso enquanto tenta encontrar seu lugar no mundo.
Nights and Weekends
Nights and Weekends (Noites e Fins de Semana, em tradução literal) representou a estreia de Greta Gerwig como diretora. O longa, que chegou aos cinemas em 2008, é um dos expoentes mais famosos do gênero “mumblecore” – caracterizado por diálogos naturais, produções de baixo orçamento e foco em relacionamentos de jovens adultos.
O filme acompanha um relacionamento de longa distância protagonizado por duas pessoas. Uma delas vive em Nova York, e a outra, em Chicago. A primeira metade da história foca no desenvolvimento desta relação, e a segunda, aborda a dissolução (e a potencial retomada) do relacionamento, ambientando-se 1 ano após os eventos da primeira parte.
Frances Ha
Lançado em 2012, Frances Ha não tem direção de Greta Gerwig. Mas, no mesmo estilo de Hannah Sobe as Escadas, o filme traz a cineasta como roteirista e intérprete da personagem principal. A trama do longa é uma co-produção entre Gerwig e o marido Noah Baumbach (História de um Casamento).
No longa, Greta Gerwig interpreta a protagonista titular, uma jovem desempregada que, enquanto pula de apartamento para apartamento no Brooklyn, busca um rumo em sua carreira em um parceiro estável em sua vida amorosa. Aclamado pela crítica especializada, o longa tem 93% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Mistress America
Assim como Hannah Sobe as Escadas e Frances Ha, Mistress America não traz Greta Gerwig como diretora, mas sim como roteirista. A cineasta também interpreta a protagonista Brooke. No filme, a direção é de Noah Baumbach, com quem Gerwig começou a namorar em meados de 2011.
Mistress America chegou aos cinemas em 2015, com 81% de aprovação no Rotten Tomatoes. O filme foca na história de Tracy, uma universitária ingênua que tem a vida virada de cabeça para baixo após se mudar para a casa de Brooke (interpretada por Greta Gerwig), sua futura irmã-postiça.
Lady Bird: A Hora de Voar
Em 2017, Greta Gerwig voltou ao posto de diretora com Lady Bird: A Hora de Voar. Pelo filme, a cineasta foi indicada ao Oscar de Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. O longa também foi lembrado nas categorias de Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, e Melhor Filme.
Ambientado em Sacramento, Califórnia, Lady Bird: A Hora de Voar foca no amadurecimento de Christine ‘Lady Bird’ McPherson, uma estudante do Ensino Médio que, enquanto se prepara para a vida adulta, vive um tempestuoso relacionamento com a mãe. Saoirse Ronan (Duas Rainhas), Laurie Metcalf (Getting On) e Timothée Chalamet (Duna) estão no elenco.
Adoráveis Mulheres
Por fim, temos Adoráveis Mulheres, o filme mais recente de Greta Gerwig antes de Barbie. Lançado em 2019, o longa é uma adaptação do livro “Little Women”, de Louisa May Alcott. Indicado a 6 categorias do Oscar (incluindo Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado), o filme é um dos projetos mais lucrativos da cineasta.
O foco do filme é a trajetória das March – Meg, Jo, Beth e Amy – irmãs bem diferentes que vivem na Massachusetts do século 19. Um dos maiores destaques do drama é seu elenco de estrelas, formado por Emma Watson (Harry Potter), Florence Pugh (Viúva Negra), Saoirse Ronan (Duas Rainhas), Eliza Scanlen (Objetos Cortantes), Laura Dern (Big Little Lies) e Meryl Streep (A Morte Lhe Cai Bem).
Barbie, por sua vez, está em cartaz nos cinemas brasileiros.